Pplware

Smartphone com ecrã duplo que também é computador traz Android e Linux

Já percebemos que o mercado atual dos smartphones aceita qualquer tipo de ideia. Seja grande ou pequeno, fino ou dobrável, o importante é ser funcional. No entanto, desenganem-se se acham que está tudo visto. Foi com essa convicção que nasceu um peculiar smartphone-computador. Traz dois sistemas operativos e algumas novidades… que são “à moda antiga”!

Vamos conhecer então uma espécie de PDA com um teclado QWERTY. Confuso?


Cosmo Communicator… um dois em um poderoso e… estranho!

Depois de uma campanha de crowdfunding bastante bem sucedida, a Planet Computers, sediada em Londres, está pronta para oferecer ao mercado o seu computador móvel híbrido com smartphone. Conforme podemos perceber, o Cosmo Communicator é inspirado nos PDAs da velha guarda, como o Psion Series 5, Nokia Communicator e Sharp Netwalker.

Este dispositivo da Planet Computers foi projetado por Martin Riddiford, o designer britânico por detrás do PDA original da Psion Series 5, da década de 1990. Portanto, estamos a falar de um produto com “pedigree”.

 

Crowdfunding permitiu nascimento do Cosmo Communicator

A Planet Computers iniciou uma campanha de crowdfunding no final do ano passado. Nessa ação, a empresa atraiu cerca de 4.000 patrocinadores e 1,86 milhões de euros em financiamento para o conceito.

Com este sucesso, a empresa pretende colocar o Cosmo Communicator no mercado para resolver alguns dos problemas não resolvidos com um produtor anterior, o Gemini de 2017. Segundo a empresa, este modelo de 2017 foi uma primeira tentativa para fazer reviver os PDAs semelhantes ao Psion.

Conforme referiu a empresa, o produto inicial atraiu uma multidão ainda maior, foram mais de 7.000 apoiantes. Contudo, houve reclamações sobre a qualidade da chamada e a câmara de cinco megapixels (MP). Esses problemas poderão ter influenciado negativamente esta campanha mais recente.

Claro que o preço faz sempre ao caso. Apesar de ter muitos apoios e de aparecer numa altura com muitos fornecedores para escolher o material, a aposta não era barata. Cada apoiante teria de gastar 680 euros para comprar o dispositivo.

 

O novo smartphone computador está mais maduro

Apesar do insucesso inicial, um ano depois, os patrocinadores da Cosmo Computer informaram esta semana que receberam o dispositivo via correio.

O Cosmo Computer possui dois ecrãs sensíveis ao toque que vêm equipados com uma câmara de 24 MP e uma interna de 5 MP para captar fotografias e vídeo. Além disso, quando fechado, os utilizadores podem fazer chamadas a partir do ecrã touch de 2 polegadas. Depois, para outras operações, está disponível, quando aberto, um ecrã também touch de 6 polegadas. Para o toque mais “computacional”, este conjunto traz ainda um teclado QWERTY físico.

É verdade, que desde que foram pensados, muita coisa mudou no mundo dos smartphones. Assim, a tecnologia que equipa o Cosmo Communicator, além do seu design, fica aquém de outros produtos “revolucionários” como o Samsung Galaxy Fold e Motorola Razr. Na verdade estas novidades do mercado deixam o Cosmo Communicator fora de moda.

Assim sendo, resta aproveitar os utilizadores que fazem questão de ter um smartphone computador com teclado físico e um sistema operativo musculado, como o Linux que se faz acompanhar.

 

Caraterísticas que não fogem à normalidade

O Cosmo é equipado com um processador de oito núcleos Mediatek P70. Além disso, traz a bordo uns respeitáveis 6GB de RAM e 128GB de armazenamento. A bateria é de 4.220mAh.

Assim, no que toca ao sistema operativo móvel, este vem equipado com Android 9.0 Pie, mas poderá suportar Sailfish, Linux Debian e Linux Kali.

O teclado é retroiluminado e há também um sensor de impressão digital, colunas duplas, um botão de assistente de voz para dedicado, uma porta de áudio de 3.5mm, um slot para cartão microSD, NFC, Bluetooth e duas portas USB Type-C. Além disso, não convém esquecer que permite 2x nano SIM + eSIM.

Preço e disponibilidade

O Cosmo Communicator está disponível para compra no site da Planet Computer por 936,80€ (IVA incluído). Visto que está pronto, a sua apresentação oficial é já amanhã em Londres.

Cosmo Computer

Exit mobile version