Depois de muito se falar no Android, este aparece finalmente a equipar o T-Mobile G1, o designado HTC Dream. Agora sim vamos ver o tão afamado Android em acção. Mas quais são as novidades deste novo HTC?
O equipamento tem uma linha elegante, discreta, saindo um pouco do lançamento anterior da HTC, digamos que este HTC não prima pela aparência extravagante, há quem diga que é até pouco atraente!
Menciono algumas características do HTC T-Mobile G1 já disponíveis:
- Dimensões: 117.7 x 55.7 x 17.1 mm
- Peso: 158 gramas
- Processador: Qualcomm MSM7201A a 528 MHz
- Sistema Operativo: Android
- Memória: 192MB de RAM, 256MB de ROM
- Redes: GSM: 850/900/1800/1900 MHz GPRS/EDGE UMTS 1700/2100 MHz
- Internet: HSDPA a 1.8/3.6/7.2 Mbps (3G)
- Ecrã: Táctil TFT de 3.2” até 65 mil colores e resolução HVGA de 320 x 480px
- Câmara: 3.1 megapíxeles, sem gravação de vídeo
- Reprodução de áudio: AAC, AAC+, AMR-NB, MIDI, MP3, WMA, WM
- Reprodução de vídeo: H.264, 3GPP, MPEG4
- Teclado: QWERTY completo
- Mail: Suporte para Push-Mail
- Extras: Acelerómetro Fácil acesso a aplicações Google: * Maps (inclui vista satélite, traffic, e street views) * Gmail * YouTube * Calendar * Google Talk
- Conectividade: WiFi 802.11 b/g Bluetooth 2.0 + EDR MiniUSB GPS
- Ranhura de expansão: microSD/microSDHC (até 8GB)
- Bateria: Ion Lítio de 1150 mAh
- Autonomia (WCDMA) em utilização até 350 minutos, em espera até 402 horas
- Autonomia (GSM) em utilização até 406 minutos, em espera até 319 horas
- Cores: Branco, negro, castanho
Estas características levam-me a pensar que o Dream tenta posicionar-se entre dois grande detentores de quota de mercado, neste segmento, embora tudo o que se espera é um desempenho fantástico capaz de enfrentar os sistemas operativos existentes no mercado, são, por isso, grande ambições para este dispositivo, será que conseguirá vingar num mercado tão povoado? _______________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________ Na minha opinião, o marketing será fundamental para mostrar aos utilizadores todo o potencial e todo o envolvimento do Google neste produto, serão provavelmente as expectativas futuras, de um envolvimento maior, por parte do Google, que dará o estado de graça ao equipamento, pois pouco ou nada traz de novo ao mercado, a não ser claro o novo sistemas operativo para ombrear com o iPhone OS X , Windows Mobile 6.1 e Symbian OS.Em relação ao preço, rondará os 179 dólares e contrato de 2 anos com os operadores móveis, isto nos Estados Unidos, quando sair a 22 de Outubro. Fala-se que em Novembro chega à Europa, mais concretamente ao Reino unido, ficará para o primeiro trimestre de 2009 a distribuição no resto da Europa.
Fica o repto, queremos ter um aqui para testar e eventualmente comparar com o material já avaliado!