O Pplware é media partner da Maker Faire que vai realizar-se de 19 a 21 de Setembro no Pavilhão do Conhecimento. Este é um dos vários projectos de que vamos falar ao longo das próximas semanas. Fiquem atentos!
Desenhar um objecto não é só pensar na funcionalidade, mas também olhar para ele como uma peça de arte que possa estar com orgulho em cima de qualquer secretária.
Este era o desafio! Criar algo “fora da caixa”. E foi mesmo isso que se criou, uma caixa que saísse dela própria para controlar o exterior! Desafio superado!
A equipa
O impulsionador do projecto foi o co-fundador da Muzzley, Domingos Bruges que desafiou os autodidactas da equipa a pensar em algo inovador. A equipa teve a ajuda do Paulo Adrião (Concept Designer e Maker deste protótipo), o André Tocha (o guerreiro da electrónica, fios e soldaduras), o Miguel Sousa (Mestre dos dispositivos embebidos) e a tão amiga empresa Ártica (especialista em conciliar electrónica com arte)!
Alargar a inteligência da Internet Of Things ao mundo das “Dumb Things” pode ser o passo necessário para uma melhor compreensão e entrada do público em geral no mundo das Smart Things. O SmartGate é um “portal inteligente” que permite acesso a informação e controlo sobre as nossas coisas, em qualquer momento e em qualquer lugar através do smartphone!
Motivação
No Muzzley podemos dedicar algumas horas do nosso dia a projectos inovadores relacionados ou não com o mundo da internet das coisas. Neste contexto, foi criado todo o suporte para o desenvolvimento de algo que, utilizando a tecnologia desenvolvida em casa, permite também resolver problemas do dia-a-dia.
O facto de este protótipo ter visibilidade da Intel como um exemplo de utilização do seu mais recente microcontrolador para a internet das coisas, dá-nos uma força especial.
Este projecto contou ainda com o apoio de múltiplas pessoas da equipa do Muzzley e com o apoio de uma empresa amiga, a Artica.
O Problema
Imagine o seu caminho até casa. É Inverno. Está um frio de rachar. Recebe uma notificação no seu telefone que lhe pergunta se vale a pena regar a relva (afinal de contas, também esteve a chover). A caminho, o seu telefone já recebeu a temperatura de casa e até lhe sugere que ligue o aquecedor. Puff… Um clique e já está! Melhor, com a aplicação Muzzley e o SmartGate podem converter todos os aparelhos legacy em smart!
Descrição
O SmartGate é uma caixa mágica e cheia de surpresas! Este protótipo junta-se ao leque de dispositivos já suportados pela aplicação Muzzley e transforma dumb things – dispositivos sem ligação e controlo pela internet – em smart. Exemplo: um aquecedor dumb que passa a ser controlado pela distância a que está de casa ou o motor da piscina porque simplesmente se lembrou de o fazer!
Proposta funcional
Partindo das premissas iniciais, o SmartGate propõe-se a:
- Converter dispositivos que eram apenas controlados localmente por Infra-Vermelhos em smart;
- Accionar remotamente tomadas eléctricas de radiofrequência (433Mhz);
- Ser composto por outros componentes que permitam o seu hack e extensão funcional pela comunidade (ex: consumo de energia, sensor de luminosidade, rgb leds, outros);
Como funciona
O SmartGate é um gateway e como tal tenta ligar dois mundos que não sabem “falar” entre eles. Neste caso, a Internet e os dispositivos locais de uma casa.
A solução funciona transportando a cloud para o ambiente local (Infra-vermelhos e Radiofrequência), dando acesso e controlo ao utilizador a partir de qualquer local no Mundo.
Não pretendemos reinventar a roda e como tal, adoptámos algumas tecnologias como a aplicação e framework que permite o controlo remoto. Neste caso, a prata da casa, o Muzzley.
O SmartGate necessita de, em primeiro lugar, aprender como comunicar com os dispositivos da sua casa. Para tal, ele aprenderá as instruções do seu comando de infra-vermelhos ou rádio. Esta aprendizagem é tudo o que necessita para o colocar em funcionamento. Depois, basta abrir a aplicação Muzzley no seu telefone e começar a dar-lhe instruções.
Este tipo de tomadas (legacy), de 5€ em qualquer loja de bricolage, passam a poder ser controladas a partir do seu smartphone através da internet!
Expansão / Comunidade
Além de ser uma excelente forma de aproveitar os seus equipamentos antigos, e pelo facto de ser aberto à comunidade dispondo na sua base um conjunto de hardware alargado, permite criar inúmeras possibilidades funcionais.
- Funcionalidades como a criação de regras ou mesmo inteligência:
- Se a temperatura baixar para os 18ºC, ligar Ficha 1 (ex: aquecedor);
- Se a temperatura subir até aos 22ºC, ligar a ficha 3 (ex: Ventoinha ou AC)
- Ligar o candeeiro quando se sensor de luz detectar escuridão;
- Desligar a ficha 3 quando a ficha 2 estiver ligada.
Uma porta de dados USB/Ethernet, assim como sensores adicionais (luminosidade, etc) com uma base de um sistema operativo Linux, são alguns dos goodies disponibilizados, para a comunidade Geek poder estender e personalizar o SmarGate conforme as suas necessidades.
Alguns detalhes técnicos
Não queremos revelar muito sobre este equipamento, além de que pode ser expandido. Queremos lançar o mesmo rapidamente para a comunidade e ver que plugins irão surgir.
Componentes:
- 1 micro-controlador Intel Galileo ;
- 1 placa PCB;
- 6 portas USB (1 Dados);
- 1 LEDs RGB digitalmente endereçáveis;
- 1 Sensor de temperatura;
- 1 Sensor de luminosidade;
- 1 Blaster de 16 emissores de infravermelhos.
- 1 Emissor/ receptor de radio 433.92Mhz
Próximos passos
Este é um projecto para a comunidade, no entanto pretendemos produtizar a sua construção através de uma campanha de kickstarter.
A campanha de kickstarter está a ser preparada, no momento desta entrevista, e continuará totalmente open-source, sendo que os backers da campanha irão receber uma versão DIY para amantes da bricolage e uma versão pronta a ligar.