A Samsung acabou de lançar o seu novo smartphone da linha Note e já está a conquistar os seus títulos. O Samsung Galaxy Note10+ acabou de ser anunciado pela DxOMark como o smartphone com melhor câmara fotográfica. Conquistando assim a pontuação média mais alta de sempre num smartphone, 113 pontos.
Vejam alguns exemplos e comparações.
A câmara principal do novo Samsung Galaxy Note10 é composta por um módulo de 4 câmaras. Neste conjunto, destaca-se o sensor de profundidade ToF, que já tínhamos visto noutros smartphones, nomeadamente no Huawei P30 Pro. Até então, este era o detentor do título de smartphone com melhor câmara fotográfica pelo DxOMark.
As outras câmaras na traseira são de 12 MP, a principal, com sensor de 27mm e abertura que varia entre o f/1.5 e f/2.4 (característica já conhecida dos Samsung de topo). O sensor ultra grande angular é de 16 MP, de 13mm com abertura f/2.2. Finalmente, existe ainda um sensor telefoto de 12 MP de 52mm, com abertura f/2.1.
De referir que tanto este sensor telefoto como o principal têm estabilizador ótico de imagem. Com esta câmara é possível gravar vídeos a 4K (2160p a 60fps).
Samsung Galaxy Note10+: em primeiro lugar do pódio com a sua câmara
Tal como se pode observar pelo gráfico seguinte, o Note10+ (5G) recebe nota global de 113 pontos para a sua câmara traseira. No entanto, no campo da fotografia recebe um ponto a menos que o seu principal rival Huawei P30 Pro. Evidentemente, perdendo para o requisito Zoom. Sendo que em, contudo, consegue melhor pontuação na maioria dos outros aspetos avaliados.
Já no vídeo, recebe uma das maiores pontuações de sempre de 101 pontos.
Exemplos e comparações
A DxOMark utilizou o Huawei P30 Pro e o Apple iPhone XS para captar as mesmas fotografias que o novo Galaxy Note10+ da Samsung e, assim, ser possível retirar algumas conclusões adicionais. Vejamos alguns exemplos:
Neste primeiro exemplo, é visível o poder do HDR do Note10+, com uma melhor exposição nas áreas de sombra. O P30 Pro, no entanto, manteve mais detalhes que os outros dois modelos.
Na questão da captação da cor exterior é visível que o Note10+ é capaz de oferecer as cores mais vivas que os outros modelos. Aliás, uma característica comum nos smartphones Samsung. Esta é aliás um pormenor que não agrada a todas as pessoas, podendo ser interpretado como exagerado.
Por fim, em modo retrato com fundo desfocado, a Samsung apresenta uma ligeira melhoria face ao S10 (5G), no entanto, ainda não é prefeito o resultado. É, contudo, visível um bom trabalho no que respeita ao campo de profundidade, mais realista que os outros dois modelos em teste.