Pplware

Samsung Galaxy Nexus – O Primeiro Contacto…

…com o mais recente topo de gama Android da Google e Samsung!

O Android 4.0 Ice Cream Sandwich (ICS para os amigos) chegou recentemente ao mundo dos dispositivos móveis, mas no seu pouco tempo de vida já conseguiu mostrar que é um sistema operativo móvel muito bem conseguido. Com ele chegou também o primeiro smartphone com o ICS, fabricado pela empresa que tem estado ao mais alto nível no mercado dos dispositivos móveis, a Samsung, e com o selo da Google. Falo obviamente do Samsung Galaxy Nexus, o mais recente smartphone de topo com Android, o terceiro na série Nexus que a Google tem lançado ao longo dos últimos anos.

Como noticiámos aqui, o Galaxy Nexus chegou há muito pouco tempo a Portugal, e enquanto não nos chega um às mãos para uma análise mais detalhada, a Samsung deu-nos a oportunidade de realizar uma pequena preview deste smartphone, que promete ser um dos próximos líderes de mercado. Vamos então ver quais são as conclusões após um primeiro contacto com o Samsung Galaxy Nexus.

Deixando-me de rodeios e passando ao que interessa, a primeira coisa que tenho a dizer acerca do Galaxy Nexus é que tem um excelente aspecto! Tem uma imagem bastante boa, um aspecto robusto, a sensação ao se segurar o telefone na mão é também de robustez e solidez do equipamento.

Logo no primeiro contacto com este novo Nexus é possível notar as semelhanças com o Galaxy S II, o anterior smartphone de topo da Samsung. Nota-se perfeitamente, entre as semelhanças e diferenças entre os dois, uma linha evolutiva que marca a passagem de um smartphone para o outro.

Quanto às semelhanças, salta logo à vista o ecrã, as suas grandes dimensões e excelente qualidade (no Nexus um pouco superior). Na zona traseira também é possível observar algumas semelhanças, desde a tampa em plástico rugoso à “saliência” na zona inferior do equipamento.

No entanto as diferenças também são notórias, havendo a tal linha evolutiva que já referi. Esta evolução, no meu ponto de vista positiva, levou à adopção de cantos mais arredondados, material de construção que transmitem uma sensação de maior resistência e robustez (não que o SGS II não fosse também robusto, mas o material com que era feito transmitia a sensação de maior fragilidade), e claro, aquela que já é quase a imagem de marca dos Nexus, o ecrã ligeiramente curvo.

Concluindo esta rápida análise ao aspecto físico do Galaxy Nexus, posso dizer que é um equipamento bastante elegante, com um bom design, linhas agradáveis, materiais agradáveis ao toque e que transmitem uma boa sensação de robustez. O ecrã curvo dá-lhe um conforto extra, tanto na utilização como no transporte, por exemplo, no bolso das calças, e a ausência de qualquer tecla física na frente do equipamento (possível devido ao Android 4.0) melhoram ainda mais o seu bom aspecto.

Falemos agora do Sistema Operativo, que é talvez a característica que mais curiosidade provoca neste Galaxy Nexus, o Android 4.0 ICS. O tempo que estive com o Nexus não deu, nem de perto nem de longe, para fazer uma análise muito detalhada, ou para ver muito deste novo Android, mas deu para perceber sem qualquer margem para dúvidas que é/será um sistema operativo móvel muito poderoso.

A velocidade do ICS é estonteante. Se a minha experiência com o Galaxy S II, em termos de velocidade e fluidez do sistema, já era muito boa, então com o Galaxy Nexus e o Android 4.0 é estupenda. Como disse, o tempo que tive com o Nexus não foi muito, mas no tempo que o usei a fluidez foi sempre excelente, a navegação no sistema faz-se com uma velocidade elevadíssima, sem breaks, crashes, bugs, lentidão ou algo que se parecesse.

Poderão ver um pouco dessa experiência no vídeo a seguir:

Como puderam ver, todo o sistema se mostra, num primeiro contacto, muito rápido, muito fluido e muito estável. Obviamente que o hardware do equipamento ajuda bastante, mas há que dar mérito ao Android pela boa evolução que tem mostrado ao longo dos últimos tempos, e principalmente por este salto dado para esta última versão, que até agora tem dado impressões muito positivas.

O fantástico desbloqueio por reconhecimento facial…

Vou ser muito sincero, quando li e me falaram acerca desta nova função embutida no Android 4, o desbloqueio do ecrã por reconhecimento facial, pensei em algo lento, com falhas, cheio de bugs e sem grandes vantagens ou sem grande utilidade para o dia a dia. Mas não podia estar mais enganado, e sendo novamente sincero, o reconhecimento facial do Android 4 é FANTÁSTICO!

Surpreendeu-me claramente pela positiva este reconhecimento facial. Posso afirmar com segurança que entre o clicar no botão de desbloqueio, na lateral do equipamento, e termos o smartphone pronto a trabalhar, não passa mais de 1 segundo ou 1,5 segundos (2 segundos no limite). Testei mais de 30 vezes esta função, e o desbloqueio funcionou sempre sem problemas, sem excepção.

Para terem uma ideia do quão bem o reconhecimento funciona, eu testei próximo da cara, longe da cara, com o telefone em movimento, com a cara em movimento, com a cara séria, a rir e a conversar com outra pessoa, e funcionou sempre sem problemas. Foi feito igualmente o teste com outra pessoa, e como era de esperar, não desbloqueou.

Em qualquer altura pode-se saltar o desbloqueio por reconhecimento facial, desenhando o padrão de desbloqueio definido, como fiz no vídeo acima.

Galeria Fotográfica

anterior próxima

 

 

Para terminar esta pequena preview, falta-me ainda falar da câmara do Galaxy Nexus. A qualidade fotográfica aparenta ser boa, mas testes mais longos e precisos serão feitos numa análise completa ao equipamento, mas é importante deixar uma nota em relação à velocidade de disparo da câmara fotográfica: é muito, muito rápida! Como demonstrei no vídeo acima, depois da imagem ser focada, o intervalo entre a captura de cada fotografia é praticamente o tempo que leva a levantar o dedo e voltar a tocar no ecrã.

Fica por aqui a preview a este mais recente smartphone topo de gama que nos chegou ao mercado por intermédio da Google e Samsung.

Os meus agradecimentos em nome do PPLWARE.COM à Samsung pelo convite e oportunidade que nos foi dada.

 

O que acham os nossos leitores deste novo Nexus? Terá mais sucesso que os anteriores? Qual será o seu impacto no mercado dos smartphones?

 

Artigos Relacionados:


Homepage: Galaxy Nexus

Exit mobile version