A maior fabricante mundial de dispositivos móveis acaba de reforçar todo o seu segmento de gama média. Agora, tal como previsto no Pplware, chega o novo Samsung Galaxy M20, o primeiro telemóvel da marca com o notch no ecrã.
Mantendo-se afastada desta tendência popularizada pelo iPhone X em 2017 e, desde então, dominante no mercado mobile, a Samsung experimenta agora esta abordagem ao conceito de ecrã (quase) completo.
Sabíamos que este momento chegaria. Desde que apresentou as suas novas soluções de ecrã durante a última conferência em novembro de 2018 que não pudemos deixar de reparar no ecrã “Infinity-U” e “Infinity-V”.
A partir daí, sabíamos que eventualmente chegaria pelo menos um novo telemóvel equipado com estes ecrãs. Por conseguinte, é apenas com naturalidade que recebemos este novo Samsung Galaxy M20.
Continua a ser uma imperfeição no seu design. Um pequeno “empecilho” no claro rumo ao ecrã completo. Ainda assim, o formato do notch em gota de água ou lágrima é um dos menos intrusivos para o utilizador final do telemóvel.
O Galaxy M20 chegou acompanhado pelo Galaxy M10
É verdade, em primeiro lugar temos que referir o anúncio oficial de dois novos smartphones ou telemóveis inteligentes. O mais económico e modesto, o Galaxy M10 fez-se acompanhar pelo cativante Samsung Galaxy M20.
Primeiramente, ambos os Samsung Galaxy M10 e Galaxy M20 utilizam um ecrã “Infinity-V”. Um notch comedido que serve apenas para albergar a câmara frontal do telemóvel, tal como é perfeitamente ilustrado pelo seu vídeo de apresentação.
Ambos os modelos possuem o auscultador logo acima da câmara frontal, uma abordagem similar à do OnePlus 6T. Aí, encontramos uma pequena grelha que alberga este componente essencial para o telemóvel.
Consegue perdoar o notch neste telemóvel?
O resultado? Elegante. Isto é, caso o leitor perdoe a utilização deste adjetivo para descrever um design com notch. Ainda assim, reitero que esta é uma das implementações menos impactantes no aspeto geral do telemóvel.
Enquanto produtos de gama média, os novos Galaxy M10 e Galaxy M20 apresentam um leitor de impressões digitais na sua traseira. Este pode ser facilmente reconhecido pelo recorte circular no painel dos equipamentos.
As características dos novos Samsung Galaxy
Aprofundando a exposição técnica, encontramos no Samsung Galaxy M20 um ecrã AMOLED de 6,33″. Este painel “Infinity-V” conta com uma resolução FullHD+, obedecendo também ao padrão 18:9.
Já, por sua vez, o Galaxy M10 apresenta-nos um ecrã AMOLED de 6,22″ com uma resolução mais modesta, o padrão HD+. Ainda assim, tem uma promissora bateria com 3400mAh de capacidade.
O novo processador Exynos 7904
É um dos mais recentes processadores para dispositivos móveis Android. Contudo, está apenas presente no novo Samsung Galaxy M20 e apresenta-se como um processador de gama média / alta.
Este SoC foi construído segundo a litografia a 14nm, apresentado um total de 8 núcleos de processamento. Apresenta 2 núcleos Cortex A-73 com uma frequência máxima de 1.8Ghz para as tarefas mais exigentes.
Ao mesmo tempo, conta ainda com outros 6 núcleos Cortex A-53 com uma frequência máxima de 1.6Ghz para as tarefas mais comuns. Esta configuração de 2+6 núcleos ajuda toda a plataforma a consumir menos energia.
Já, por sua vez, o telemóvel Android mais económico, o Galaxy M10 é alimentado pela plataforma Exynos 7870. Trata-se, também, de um SoC com 8 núcleos de processamento (octa-core) com uma frequência máxima de 1.6Ghz.
As câmaras do novo telemóvel Android
Fazendo uso das capacidades reforçadas do seu novo processador, o Samsung Galaxy M20 conta com uma câmara dupla na sua traseira. Com um sensor primário de 13MP e um sensor secundário de 5MP. Este último com uma lente grande angular e um ângulo de visão de 120º.
Esta é a configuração presente em ambos os dispositivos Android, podendo ambos gravar vídeo em resolução 4K (Ultra-HD) a 30fps. Alternativamente podem também gravar em Full-HD com uma taxa de frames máxima de 120fps.
Em seguida, encontramos no Samsung Galaxy M20 e Galaxy M10 uma câmara frontal de 24MP para todas as selfies ou videochamadas. Em ambos os casos, temos também o desbloqueio do telemóvel através do reconhecimento facial.
Bateria de alta capacidade nos novos Samsung Galaxy
Em ambos os casos temos aqui baterias de alta capacidade. Primeiramente, no Galaxy M10 encontramos uma bateria com 3400mAh. Em segundo lugar, no Galaxy M20 temos uma bateria de 5000mAh de capacidade.
Com os novos terminais Android, a Samsung quer afirmar-se no extremamente competitivo segmento de gama média e de entrada. Almejando competir diretamente com as ofertas de várias fabricantes chinesas, os seus preços são competitivos.
Nesse sentido, a versão base do Galaxy M10 com 2GB de memória RAM e 16GB de armazenamento interno custará o equivalente a 115$. Já a versão intermédia deste telemóvel, com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento custará o equivalente a 125$.
Por sua vez, o Samsung Galaxy M20, na sua versão base com 3GB de RAM e 32GB de armazenamento interno custará o equivalente a 155$. Por fim, a sua versão de topo com 4GB de RAM e 64GB de armazenamento interno custará o equivalente a 180$.
Em suma, temos dois equipamentos Android a custar menos de 200$ no mercado indiano e asiático. Ademais, adivinha-se que estes dispositivos venham a substituir gradualmente os Galaxy J, extremamente populares na Europa.
Entretanto, resta-nos aguardar pela sua eventual distribuição na Europa e claro, pelos ajustes no preço. Quanto poderão custar em Portugal, feitos os ajustes?