Pplware

Review: Samsung Jét (S8000)

Foi-nos entregue para análise e avaliação a mais recente arma da Samsung no ramo das telecomunicações móveis.

Foram aumentados os argumentos neste equipamento, será um patamar onde veremos dispositivos móveis equipados com uma panóplia de características e aplicações de fazer inveja a qualquer concorrente.

Refiro-me ao Samsung Jét, também conhecido como S8000. E durante uma semana usei e abusei deste equipamento, para que fosse possível fazer uma análise exaustiva. Trabalho árduo? Como devem perceber, nem um  pouco!!

Em termos de características este equipamento vem recheado de muito do que já se vê actualmente noutros equipamentos topo de gama, mas com umas “nuances” próprias e que o distinguem dos demais.

E como o podemos caracterizar, será um leitor de musica? Sim, mas…

Uma excelente máquina fotográfica? Naturalmente, mas há mais…

Uma ferramenta que nos permite aceder à Internet e mantermos as nossas redes sociais alimentadas com as nossas experiências e pensamentos? É claro, mas não é só isso…

Um gadjet com uma interface fantástica que nos consegue entreter horas a fio só a brincar com os menus e aplicações?

Podíamos estar aqui muito mais tempo a desenrolar argumentos que iria haver sempre mais qualquer coisa a dizer. Este telefone é tudo o que foi enumerado e um pouco mais.

As características técnicas anunciadas são as seguintes:

Na verdade todas estas características são representativas da qualidade do equipamento mas não demonstram todas as suas capacidades.

Descrição do equipamento

Muito agradável ao toque, o que primeiro chama à atenção neste equipamento é o seu ecrã de grandes dimensões e a quase total ausência de tecla de funções. As que existem integram-se perfeitamente no equipamento sem se fazerem notar demasiado.

Frontalmente, somos brindados com 3 teclas: a tecla para atender as chamadas (tecla da esquerda), tecla para desligar chamada e para sair das aplicações (tecla da direita) e a inovadora tecla ao centro, em forma de um cubo (a 2 dimensões), que nos dá acesso a múltiplas funções.

Essas funções são o acesso directo às páginas com os menus de acesso às aplicações e o acesso ao gestor de tarefas e aplicações abertas. Podemos ainda alternar os menus de aplicações e a última aplicação aberta.

Refira-se ainda a presença no canto superior direito de uma câmara que nos permite efectuar vídeo-chamadas 3G.

Na parte anterior do telefone podemos encontrar, como é hábito e normal a câmara fotográfica.

Do lado esquerdo do telefone temos apenas e só 2 botões, que nos permitem controlar o volume do equipamento, quer seja durante a realização de uma chamada ou durante a utilização do leitor de música.

À esquerda, temos mais 3 botões. Em cima temos o botão para ligar o equipamento. Apenas e só essa a sua função. Abaixo temos 2 botões que estão quase fundidos num só. O botão de acesso à interface Motion Gate (que eu vou explicar adiante com maior detalhe) e o botão de acesso à câmara fotográfica. Este botão é ainda o usado para focar e capturar as fotos.

De salientar apenas o facto de em cima termos ainda a ligação para os auscultadores (e ligação à TV) e o conector USB para ligação ao PC ou para carregamento da bateria.

Em utilização de testes, a bateria deste equipamento não é fantástica, mas consegue cumprir os mínimos (por mim) exigidos. Lembro que esta semana foi de uma utilização intensiva, com testes ao wireless, testes à câmara fotográfica e ao leitor de música. Foi essa a duração da bateria, 5 dias. Numa utilização normal é natural que a sua duração seja mais interessante, passando a mesma a ter uma duração de 7 dias.

E o som? Muito bom! Com uma qualidade superior ao normal. Melhora ainda um pouco mais, se ligarmos os auscultadores que conseguem simular um som 5.1 de grande qualidade. É ainda possível, no leitor de música, definir o perfil do equalizador que mais se adapte ao som que estivermos a ouvir… fell the beat!

Aplicações

Este telefone vem recheado com aplicações ditas standards nos telefone de hoje.

O acesso à Internet permite-nos ter o acesso ao Google maps e, em conjunto com o GPS, usufruir de uma aplicação de navegação. Da mesma forma é possível aceder de forma rápida às principais redes sociais. Temos acesso quase directo a:

Uma critica que faço a este smartphone é não termos presente um cliente de IM, seja de que rede for. Nem MSN, nem Google, nem nenhuma outra. Para um equipamento que quer permitir uma tão grande interacção com o Internet e os outros utilizadores, devia ter presente um cliente de IM!

O browser presente permite termos até 5 janelas abertas em simultâneo e o download de ficheiros a correr em background. É ainda possível efectuar zoom com um dedo apenas.

Em termos de multimédia temos presente um rádio com RDS e que nos permite memorizar as nossas estações preferidas, um leitor de música que suporta os formatos MP3, AAC, AAC+ e um leitor de vídeo que lê desde o formato WMV até ao DivX.

Presente está ainda uma aplicação que nos permite identificar qual a música que estamos a ouvir. Não é uma novidade, mas sempre é bom saber que não temos de a instalar.

É ainda possível ter o cliente de email a sincronizar com um servidor de Exchange. E claro que está também presente um cliente de email com suporte para os outros protocolos.

Notei com agrado a presença de duas aplicações não muito comuns. Uma aplicação de desenho que nos permite aproveitar a excelente superfície do ecrã e a capacidade táctil deste e um editor de vídeo que nos permite integrar vídeo, som e imagens.

O restante software é o que vamos encontrando nos demais equipamentos, uma calculadora, um gravador de voz, um cronómetro, calendário, notas e memorando. Existem muitos mais, mas tal como disse são iguais ao que encontramos noutros equipamentos.

Interfaces

Uma das primeiras impressões que este telefone deixa é que tem muito potencial e vai ser um equipamento que nos permitirá dar-lhe uma utilização no mínimo interessante. Tudo graças à sua interface TouchWiz 2.0.

Somos brindados por 3 interfaces virtuais onde podemos colocar ao nosso gosto os widgets que acompanham o equipamento. Estes widgets são, na sua maioria, atalhos para funções do telefone ou para páginas da Internet. Existem no entanto widgets que permitem ter nesses ecrãs virtuais aplicações a correr, casos como o leitor de música ou o rádio. Pena é que estes tendam a ocupar muito espaço e que num instante tenhamos os ecrãs cheios e um pouco confusos.

crème de la crème A pérola deste telefone é sem dúvida a sua segunda interface: é um cubo onde podemos definir as aplicações que quisermos. Temos 6 faces para escolhermos as aplicações pretendidas e conseguimos controla-las com um dedo. É sem dúvida uma interface muito interessante, mas que infelizmente ainda não nos permite controlar o telefone sem recorrer ao TouchWiz 2.0.

A capacidade de interagir com o telefone através de gestos é deliciosa. Abanar para a esquerda para avançar uma música, abanar para a direita para recuar uma música. Pretende fechar a aplicação que está a usar? Dois toques no topo do telefone. Está a meio de uma chamada e quer colocar esta em espera?  Basta deitar o telefone e virá-lo para a esquerda. Estas são apenas algumas das hipóteses.

Outra característica muito interessante é o Smart Unlock que nos permite, com a escrita de uma letra no ecrã desbloquear o equipamento. Da mesma forma podemos atribuir outras letras e abrir aplicações do telefone quando o desbloqueamos. Por exemplo, desbloquear e ligar para o VítorM!

Considerações finais

Leve, pequeno e cheio de aplicações interessantes. E é sem qualquer dúvida uma excelente opção para quem pretende um telefone com permanente ligação ao mundo da web, os recursos modernos e as redes sociais, enfeitam muito bem este equipamento.

A sua colocação no segmento de mercado smartphone, leva-o a querer ocupar um lugar de topo, onde está instalado há algum tempo o iPhone, não será fácil, pelo marketing, será simples pelo comparativo de funções disponíveis ao utilizador.

Infelizmente ainda lhe falta um pouco para que consiga atingir os objectivos propostos. E a razão é simples. Falta-lhe a capacidade de adicionar aplicações e um pouco mais de facilidade de utilização e um soberbo motor de publicidade que o projecte numa esfera elitista.

É sem dúvida um grande telefone e uma excelente opção para quem não pretende adquirir um iPhone. Até porque este telefone é ligeiramente mais pequeno que o iPhone, o que na minha opinião é um ponto positivo. Apesar de ter uma forma muito similar, consegue ser mais ajustado à mão e ocupar menos espaço no bolso. Ponto favorável é a presença de uma bolsa de pele que nos permite ter o telefone mais resguardado.

Outro ponto de vantagem face ao iPhone é sem dúvida o preço. Os cerca de 400€ que pedem por ele deixa o iPhone a alguma distância.

Nunca foi sua pretensão combater os PDA’s e a sua posição de telefone escritório. Este não é e nem pretende ser um telefone que vos permita trabalhar à distância. Mas insisto, não é esta a sua pretensão. Tem algumas aplicações básicas e que não nos deixa ficar mal, mas não consegue atingir mínimos no meio profissional!

Um ano depois do Omnia, a Samsung continua no caminho da inovação.

Homepage: Samsung S800

Exit mobile version