Pplware

Review: Nokia 5800 XpressMusic

O mercado dos smarthphones está ao rubro e a Nokia não quer perder o estatuto. Lança modelos para vários segmentos tentando colmatar as necessidades de vários potenciais utilizadores. Este é um caso pródigo de sucesso no desígnio de liderar a preferência dos utilizadores mais jovens. Hoje vimos mais uma vez trazer a nossa opinião em relação a uma máquina que faz furor no mercado dos telefone touch.

Falo-vos do Nokia 5800 XpressMusic. Entregue numa caixa muito atractiva quer a nível visual quer a nível de conteúdos esta analise prometia ser o que na verdade se veio a tornar.

O telefone foi utilizado durante uma semana de forma intensiva, um teste muito aproximado da realidade, pois estes dispositivos são levados ao estremo das sua resistência estando nas mãos dos jovens. Descobrimos pontos fortes mas também alguns menos conseguidos.

Embora o perfil deste telefone seja mais lúdico levei-o também para um patamar onde foi experimentado o modo de utilização profissional, de alto desempenho ao nível das suas capacidades de comunicação.

Posto isto deixo-vos o teste e a avaliação que fizemos ao Nokia 5800 XpressMusic!

Nokia 5800 XpressMusic!

Começo por referir o polivalente Symbian. Alguém ainda não conhece os menus e a facilidade de utilização do Symbian OS? Pois este é “apenas” mais um telefone que vem equipado com tudo o que  a Nokia e o Symbian OS nos têm habituado.

Estamos perante a facilidade de utilização e menus muito coerentes. Está tudo onde é suposto. Nada de confusões em menus intermináveis. Interface limpa e muito intuitiva.

Uma novidade que salta logo à vista é o facto deste telefone ter um ecrã generoso e, como referi touch. Sim, finalmente a Nokia entra no mercado dos Touch. E com uma proposta acessível!

Pacote

A embalagem em que este telefone é entregue é muito completa a nível de acessórios. Destaco o cabo de ligação à TV, o suporte onde podemos colocar o telefone para reprodução de vídeo ou de áudio e, muito original, uma palheta para interagirmos com o teclado a que a Nokia chamou plectrum. Esta palheta é idêntica às usadas para tocar guitarra mas substitui a caneta ou o dedo para interagirmos com o teclado virtual. Incluído ainda está o carregador da bateria, o cabo de ligação para transferência de dados, a capa de transporte e os auscultadores que são também auricular para fazermos/recebermos chamadas.

O Telefone

Ao olharmos para o 5800 de frente vemos que ele é muito escasso em botões, seguindo uma tendência cada vez mais obvia nos equipamentos móveis. Somos presenteados com apenas 3 botões, o verde para atendermos chamadas à esquerda, o branco ao meio, para acedermos ao menu do telefone e à direita o vermelho que é usado para desligar as chamadas. Temos ainda na mesma face do telefone, para além do ecrã de grandes dimensões a câmara frontal do aparelho, em cima do lado esquerdo.

Do lado direito do telefone temos também poucos botões. Dois botões para controlar o volume (+ e -), uma tecla para (des)bloquear o telefone e o botão de disparo da camara fotográfica.

Do lado oposto não temos botão nenhum! É mesmo assim. Temos apenas 2 ranhuras (tapadas, naturalmente) e que são os locais onde colocamos o cartão SIM e o cartão de memória. De referir que este telefone traz com ele um cartão de 8 Gigas. Excelente!

Refira-se que este telefone suporta cartões MicroSD sendo possível trocar de cartão com o telefone em funcionamento.

Nota prática para quem adquirir este aparelho: O slot do cartão SIM serve apenas para o colocarem. Se o pretenderem retirar devem, infelizmente, desligar o telefone, retirar a capa e a bateria e com a caneta, empurrar o cartão para fora. Pensei que dava em maluco ao querer recuperar o meu!

Em cima temos o habitual botão de ligar/desligar o telefone, a interface de ligação do carregar de bateria, o orifício para ligarmos o headset e a porta Micro-USB (2.0) para ligarmos o cabo de dados.

E são estes apenas o botões com que podemos interagir com o telefone. Tudo o resto é feito pelo ecrã táctil.

E já que falámos já tanto no ecrã é hora de o descrevermos. Com 3,2” de tamanho este é um ecrã muito generoso e com uma qualidade acima da média. Tem uma resolução de 640 x 360 pixels (nHD), 16 milhões de cores e relação 16:9. Tem ainda um sensor para orientação automática (acelerómetro) para rotação do ecrã.

A parte de trás tem uma lente da máquina fotográfica de 3,2 megapixeis e o flash de 2 leds.

Longe da vista mas muito útil está também o GPS, a antena Wireless e o receptor Bluethooth. Contem ainda com duas colunas escondida em cada extremo do telefone e que permite ter um som estéreo muito bom!

Bateria

Em termos de energia o telefone é alimentado por uma bateria de Iões de Lítio BL-5J, 1320 mAh. E porque é importante deixo-vos aqui os tempos em que o equipamento consegue estar activo:

Agora que descrevemos a máquina por fora temos obrigatoriamente de passar para o interior, para o software e para a utilização real do equipamento.

Tal como referi antes este equipamento faz uso de um ecrã táctil para interagirmos com ele. Podemos usar os dedos, a caneta ou o plectrum. Muito engraçado é o click e a vibração que o telefone faz sempre que carregamos numa das teclas.

Software

Para inicio das hostilidades do software que acompanha o 5800 começo por destacar uma tecla de atalho que acompanha o S60 em toda a sua extensão. Está no topo do telefone e é um atalho para as seguintes funções:

A partir desses atalhos acedemos directamente às respectivas funções, o que nos permite poupar alguns cliques dentro dos menus. Simpático e com muitas potencialidades num telefone que deixou de o ser para ser um centro multimédia.

Muito simpático e de uma utilidade grande, no que respeito a poupança energética é o sensor de proximidade que ao sentir o telefone perto da face desliga a interface gráfica para poupar bateria.

Num telefone que pede que usemos e abusemos da sua interface touch uma das principais preocupações que deve ser tida em conta é o teclado. E no Nokia este ponto não foi deixado ao acaso. Um grande teclado qwerty que pode ser usado com apenas 2 dedos (e com as duas mãos) mas que nos obriga a usar o telefone “deitado”. Na verdade não é um defeito pois temos ecrã para dar e vender. Temos ainda um teclado mini-qwerty, esse sim a precisar de pontaria para ser usado. Devia ser revista a real necessidade deste teclado. Se tiverem boa pontaria força! Ou usem uma das duas canetas fornecidas. Não esquecer que este é um telefone por isso tem o teclado numérico. É ainda possível usar a escrita manual para introduzir dados, mas requer que um de vós aprenda o que o outro quer. E parece-me que o telefone vai ser sempre mais teimoso que vocês.

Toda a parte do software associado ao serviço telefónico é igual ao que já é visto num telefone Nokia, não sendo isto uma critica e não merecendo uma analise detalhada.

Realcemos então software que coloca este telefone num patamar acima.

GPS

Esta é uma área que me desperta sempre uma curiosidade enorme pois sou um apaixonado por toda a parte relativa a este serviço. Com o Nokia Maps que vem instalado e funcional é possível usar este telefone para nos orientarmos não nos perdermos. Comparado com outras soluções no mercado nada de extraordinário, mas um ponto a favor pois é muito útil.

Centro Multimédia

Na verdade não existe um centro que agregue esta funcionalidade mas sim um player de música, rádio e vídeo. São três aplicações distintas mas que se conjugam perfeitamente. Agora o que realço é a excelente qualidade de som e a capacidade de reproduzir vídeos em formato 16:9. E já agora, liguem-no à TV e vejam os vossos vídeos num ecrã “ligeiramente” melhor. Mas não deixem de usar e abusar da capacidade de reprodução de vídeo deste telefone. Eu repito, o ecrã é mesmo muito grande para o que é normal.

Internet

Neste item vou incluir o browser e as aplicações de email. O browser tem suporte para várias páginas, o que se revela útil quando queremos verificar várias páginas em simultâneo ou queremos manter uma página para lermos mais tarde sem a perder. A navegação entre páginas é muito simples e intuitiva lembrando o folhear de um livro. Gostava apenas que o browser fosse um pouco mais rápido a entender o que eu pretendo e não ter de esperar uns segundos até ter o menu que pretendo. E já agora, depois de tantas queixas num outro equipamento, este também não permite seleccionar texto e muito menor colar noutra aplicação.

Quanto a email estamos mais que bem servidos. Para além de ser possível definir contas na mesma interface de gestão de SMS’s e MMS existe ainda uma aplicação separada para gestão de email em contas separadas e “longe” dos SMS’s. Parece-me excesso de aplicações ou funções mas eu pessoalmente prefiro ter tudo integrado numa zona só. O suporte para contas em Exchange está incluído, claro.

Jogos

Esta é claro uma parte importante pois é a forma de nos mantermos entretidos nos tempos mortos. São fornecidos 2 jogos que fazem pleno uso do acelerómetro. Um jogo de plataformas e claro, um jogo de corridas de carros em que guiamos com o virar do telefone para a esquerda ou direita e aceleramos ou travamos deitando ou levantado o telefone.

Podia e devia trazer mais jogos. Para quando o Snake usando o acelerametro? Fica a ideia.

Outro Software

Uma vez que este é um telefone baseado em Symbian e à boa maneira Nokia temos uma panóplia de aplicações que arrisco dizer standard. São iguais a outros tantos telefones Nokia. E quem nunca testou um? São as mesmas! E facilmente conseguem instalar novo software que se encontra disponível para Nokia.

E o suporte Java abre-nos a porta a todo um conjunto de aplicações que eventualmente não consigam arranjar em suporte Nokia.

Conclusão

Este é sem margem para dúvidas um telefone que veio marcar novas padrões quer dentro do universo Nokia quer no universo dos telefones em geral. As suas capacidades multimédia estão no limiar do que devia poder ser considerado um padrão a seguir. E claro, é um telemóvel Nokia, o que nos dá garantias de um equipamento sólido.

Atenção à camada mais jovem dos utilizadores pois tem aqui uma máquina capaz de proporcionar horas de diversão e de entretenimento. Musica, vídeo e Internet estão disponíveis num equipamento com um ecrã capaz de agradar mesmos aos mais cépticos e que nos proporciona uma experiência de utilização acima da média.

Não sendo um PDA “puro e duro” este telefone atinge uam patamar que pode esperar ombrear com uma franja de utilizadores deste mercado que não sendo exigente a nível de capacidades de escritório espera que o seu equipamento seja também capaz de ter capacidades multimédia acima do normal.

Se procuram um aparelho que para além de um telefone seja um player de música, de vídeo e que vos permita estar on-line, então esta é uma escolha a ter em consideração até porque o preço proposto pelas operadoras nacionais não é demasiado alto para as funcionalidades e capacidades propostas.

Características técnicas

Caso pretendam podem consultar uma descrição detalhada das características técnicas deste equipamento na página seguinte.

Características exteriores, energia e memória

Dimensões

  • Formato: Clássico, com interface do utilizador táctil integral
  • Dimensões: 111 x 51.7 x 15.5 mm
  • Peso: 109 g
  • Volume: 83 cc
  • Interface do utilizador táctil optimizada para utilização com uma só mão e com feedback táctil
  • Ecrã e 3D

    Teclas e métodos de input

    Cores e tampas

    As cores disponíveis poderão variar, dependendo do Mercado/ Região.

    Interfaces de ligação

    Energia

    Memória

    Comunicação e navegação

    Frequências de funcionamento

    Redes de dados

    Ligações locais e sincronização

    Funcionalidades de Chamadas

    Mensagens

    E-mail

    Browsing Web

    GPS e navegação

    Imagem e som

    Fotografia

    Vídeo

    Música e reprodução de áudio

    Gravação de voz e de áudio

    Personalização: perfis, temas, tons de toque

    Software

    Plataforma de software e interface do utilizador

    Gestão de informação pessoal (PIM): contactos, relógio, agenda, etc.

    Aplicações

    Jogos

    Conteúdo do pack de venda

    Exit mobile version