Pplware

Raspberry Pi 400 – Chegou o teclado que também é computador

O Raspberry Pi é o mini PC mais popular do mundo que tem aberto portas a inúmeros projetos e soluções tanto a nível académico como empresarial, evoluindo e adaptando-se às exigências da tecnologia e necessidades dos utilizadores.

Agora a Raspberry Pi Foundation acaba de apresentar um novo conceito. O Raspberry Pi 400 é um computador completo integrado num teclado compacto.


O Raspberry Pi está no mercado há pouco mais de oito anos e apresentou-se, desde cedo, como um pequeno computador dedicado a projetos de computação, utilizado tanto em contexto académico como empresarial, mas também são conhecidos inúmeros projetos caseiros, resultado da criatividade e necessidade de muitos utilizadores.

Agora é a própria Raspberry Pi Foundation que cria uma solução mais completa e acessível para o consumidor final. Trata-se do Raspberry Pi 400.

Chegou o Raspberry Pi 400

O Raspberry Pi 400 é, basicamente, um computador construído dentro de um teclado. O teclado em questão tem 78 teclas e integra várias interfaces de ligação. Em concreto, tem uma interface GPIO de 40 pinos, tem slot para cartão microSD e duas portas microHDMI. Além disso, tem uma USB tipo-C para energia, duas USB 3.0, uma USB 2.0 e ainda Ethernet Gigabit.

O computador oferece então um processador quad-core de 64 bits, 4 GB de RAM, tem Bluetooth 5.0 e a dimensão é de 286 mm × 122 mm × 23 mm.

Na verdade, segundo o CEO da empresa Eben Upton, este produto surge em contexto de pandemia, para responder às limitações técnicas de alguns utilizadores que necessitavam de uma solução mais prática para desenvolvimento de projetos.

Além disso, é uma solução bastante prática e acessível para quem se viu, de repente, a ter que trabalhar à distância. O teclado computador está assim disponível por um preço médio de 100 euros, dependendo do mercado onde está à venda. Para já, ainda não chegou a Portugal.

Raspberry Pi 400

Exit mobile version