2014 poderá ser mesmo considerado o ano dos dispositivos “vestíveis”, sabe porquê?
Este foi o ano em que o vestir tecnologia recebeu um novo conceito. Empresas como a Google, Samsung e Apple deram um rosto a dispositivos que podem ser usados para os mais variados fins mas que são “vestidos” pelo utilizador, por forma a fornecer algumas informações sobre si mesmo e sobre o mundo que o rodeia. Desde os smartwatches, passando pelos óculos inteligentes e terminando nas braceletes com sensores, vimos centenas de novidades a eclodir.
Agora prepare-se para o Pyro, este gadget vai agitar o seu cérebro e fazer lume na sua imaginação. Segure-se!!!
Se acha que o mundo dos wearables se limita aos relógios e às pulseiras que monitorizam o que fazemos, está enganado. O Pyro extrapola todas as barreiras e roça a ficção científica.
Este wearable foi desenvolvido pelo mágico Adam Wilber e foi projectado principalmente para ser utilizado por ilusionistas, apresentando-se como uma versão futurista da luva lança-chamas criada por Patrick Priebe.
Neste momento pode mesmo afirmar-se que o Pyro é um wearable tão espectacular como a luva lança-chamas, no entanto este é um dispositivo um pouco mais refinado.
Segundo o seu criador, este dispositivo foi inspirado em flashguns utilizadas para atirar bolas de fogo, estas armas são carregadas com um papel tratado de uma forma especial e com algodão, sendo posteriormente projectado e queimado de forma muito rápida. Desta forma, e com o objectivo de tornar as flashguns mais pequenas, nasceu o Pyro.
“Este é o primeiro produto físico do projecto que tenho vindo a desenvolver. Eu comprei um desses flashes há algum tempo atrás e foi muito divertido brincar com ele.”
Este projecto tem vindo a ser desenvolvido há cerca de dois anos e contou com 4 protótipos, tendo sido o protótipo final criado há oito meses atrás. A sua construção é muito semelhante à de um relógio, mas faz-se acompanhar de um gatilho que poderá ser guardado no bolso quando não estiver a utilizar o Pyro.
Ao nível de alimentação este dispositivo utiliza duas pilhas AAA que são utilizadas para alimentar o wearable e uma bateria de relógio 2032 que é utilizada para alimentar o gatilho. O seu design é muito simples e muito discreto podendo ser escondido muito facilmente por baixo da maga de um casaco ou camisola, até começar a ser utilizado, claro.
O Pyro conta ainda com quatro orifícios que são carregados em primeiro lugar com algodão e posteriormente com papel. Logo que o gatilho seja pressionado, é enviado um sinal ao wearable que faz com que o algodão e o papel sejam afogueados e lançados, podendo atingir cerca de 3 metros de distância.
Cada vez que o gatilho seja pressionado apenas um dos quatro orifícios lança as bolas de fogo, caso o gatilho seja pressionado quatro vezes o mágico terá que recarregar o seu “lança chamas”.
Este dispositivo ficou disponível para pré-venda durante o dia de hoje nos Estados Unidos por um valor de 174 dólares e pode ser adquirido a partir da página oficial do mágico Adam Wilber. Por Hugo Sousa para Pplware.com