Os projetores são uma ferramenta de trabalho importante. Mas mais do que trabalho, o lazer também pode ser facilmente ocupado com um destes aparelhos e hoje o mercado tem uma oferta incrível.
Não sendo propriamente uma novidade, recentemente, tivemos a oportunidade de testar o projetor ZTE Spro 2 e é sobre ele que vamos falar, principalmente porque se encontra a um preço muito atrativo, face às suas especificações.
Projetor ZTE Spro 2, onde o Android marca presença
No leque de projetores portáteis existem várias opções no mercado que se vão destacando pelas suas especificações. Aliás, já aqui falámos mesmo num smartphone projetor.
A ver bem, o conceito do ZTE Spro 2 é semelhante. As funcionalidades do Android, bem como a Play Store, estão disponíveis na sua plenitude (ainda que o Android se encontre numa versão antiga). Além disso, ainda inclui um slot para cartão SIM, com suporte à rede LTE. Evidentemente, não lhe falta o Bluetooth e a ligação à rede Wi-Fi.
Estas características fazem do ZTE Spro 2 um projetor verdadeiramente portátil. Mas há mais…
A projeção e autonomia
O projetor ZTE Spro 2, além das características já mencionadas, apresenta-se como um projetor LED, com um brilho máximo de 200 Lúmenes. O brilho no máximo apenas é conseguido com o projetor ligado à energia elétrica.
Em ambientes mais escuros, o brilho no nível médio é suficiente para uma boa experiência de visualização. No entanto, com alguma luz, o ideal será mesmo utilizar o brilho no nível máximo.
É capaz de projetar imagem a um máximo de 720p (HD) em 4:3 ou 16:9. A projeção pode ainda alcançar uma dimensão entre as 14 e as 120″. A sua bateria de 6300 mAh permite uma projeção de até 2 horas e meia. Um tempo alcançado durante os testes.
De referir ainda que, segundo a marca, a lâmpada de projeção terá uma vida útil de 20000 horas.
O Android e o ecrã
Tal como já referido, este projetor inclui o sistema operativo da Google na versão 4.4. Apesar de ser uma versão antiga e de algumas apps poderem já não ser compatíveis, tem disponível a Google Play Store. Assim, é possível instalar várias apps, incluindo algumas de streaming de vídeo, como a própria Netflix.
Para tal, há que considerar que o projetor dispõe de 2 GB de RAM e de 16 GB de armazenamento interno.
Sendo um projetor Android, dispõe ainda de um generoso ecrã tátil de 5 polegadas. Além disso, tem uma interface de utilizador própria, de forma a tornar a experiência de utilização mais simples e adaptada à sua funcionalidade principal: a projeção.
Controlo e interfaces de ligação
O projetor inclui um botão principal que tem como funcionalidade ligar e desligar o dispositivo. Além disso, ainda permite ligar e desligar o ecrã, sendo que o ecrã pode ser desligado enquanto o projetor está em funcionamento.
Na lateral, à esquerda, existem os botões de controlo de volume. É na frente que vem então o LED de projeção. Do lado direito existe um altifalante.
Depois, como interfaces de ligação, o projetor dispõe de HDMI, uma porta USB 3.0, jack de áudio de 3,5mm e ainda de uma porta para cartão microSD e outra para o cartão SIM.
Experiência de utilização
A interação com Android é surpreendentemente rápida. A instalação de apps é rápida, troca entre aplicações é fluida, e mesmo a iniciação da projeção não fica comprometida em momento algum.
Basta um clique em “Projetor” que se encontra no menu principal ou na barra de notificações, para que todo o sistema seja ligado. Depois, com a focagem automática também ativada, basta apontar para a parece ou para uma tela.
Uma outra possibilidade de utilização é a criação de um hotspot. Ou seja, até 10 dispositivos, é possível usufruir da rede móvel do equipamento. Esta possibilidade em ambientes de trabalho acaba por ser muito vantajosa.
Sendo um projetor portátil, na caixa ainda vem uma bolsa de transporte.
Preço e disponibilidade
O projetor ZTE Spro 2 está atualmente disponível por 350 €, num preço promocional, muito atrativo, considerando que o seu preço de mercado ronda os 600€.