Pplware

Primeiras impressões ao LG G2, o smartphone quase sem botões

A ideia de não haver botões, ou simplesmente reduzir ao máximo o seu número, é uma aposta cada vez maior de alguns fabricantes. Elevam a um expoente máximo o conceito multi-toque. Nesse sentido e tal como demos a conhecer, a LG apresentou neste Verão uma unidade muito interessante, um smartphone topo de gama, o LG G2, o primeiro da série G na linha de equipamentos premium.

Gostámos de o conhecer e estas são algumas impressões sobre o que nos pareceu este gadget numa primeira abordagem.

Havíamos estado na apresentação do mesmo em Portugal, pela LG Electronics e gostámos do que vimos.

A ideia que foi passada condiz com o que temos em mãos: um equipamento versátil, com um conceito diferente, o do multi-toque e do toque duplo. Na verdade, o toque duplo será para o acordar e adormecer e verão como será o mais usado.

Unidade disponibilizada pela TMN
 
Características:

Este equipamento, como já foi referido, é um topo de gama. Vem muito bem equipado e nota-se nas acções que solicitamos ao sistema operativo.

 

O LG G2 usa-se de forma diferente

Este equipamento é muito confortável, funcional, embora exija adaptação a alguns parâmetros para o nosso estilo de utilização, mas é adequado a um profissional activo, que exige respostas rápidas nas aplicações que usa e que queira imagens nítidas num ecrã grande. Por isso, também o próprio design é agradável, embora sem deslumbrar!

Uma imagem limpa de botões, use o dedo para fazer knock knock

Mas não podemos dizer que não existem botões. Na verdade eles existem, mas estão numa posição curiosa, provavelmente estão numa localização correcta, visto naquele sítio ser sempre um local de algum “volume”.

Este equipamento altera o paradigma do design de smartphones, colocando todos os botões na traseira do mesmo, tornando-se no primeiro equipamento que não apresenta qualquer botão lateral. O conceito Rear Key provém do conhecimento obtido ao estudar os consumidores – quanto maior o tamanho do smartphone, mais difícil se torna aceder aos botões laterais.

Nenhum botão lateral nem ranhura para cartões mini SD

A LG explicou que, ao transpô-los para a traseira, o utilizador tem um maior controlo dos mesmos, uma vez que é aqui onde, naturalmente, se posicionam os dedos indicadores. Ok… faz sentido… mas só se forçar um pouco, até porque o indicador, por norma, é o que estabiliza o smartphone na mão, por este ser grande.

Aspecto convencional sem destaque ou ponto menos positivo

Contudo, e ainda lendo algumas observações da LG, esta diz que “Os pesquisadores descobriram, também que, ao mover os botões, as quedas dos dispositivos, ao ajustar o volume, diminuíram”. Embora não concorde, não posso considerar a minha experiência um estudo, mas o facto de mover o smartphone para usar o indicador nestes botões, com qualidade de uso, coloca o smartphone em “problemas”.

Câmara, botão de aumento de volume, botão ligar/desligar, botão diminuir volume e flash, lá mais ao lado

Vão gostar desta opção, ao pressionar durante mais tempo os botões de volume, posicionados na traseira do smartphone, os utilizadores poderão aceder à função QuickMemoTM e à câmara fotográfica, tornando a anotação de lembretes e captura de imagens mais fácil do que antes. E se o LG G2 estiver com o ecrã virado para cima, não há necessidade de segurá-lo para carregar no botão de energia. Com a funcionalidade Knock-ON, o LG G2 pode ser ligado e desligado ao tocar duas vezes no ecrã.  

Ecrã

Display Edge-to-Edge e capacidade Best-In-Class Power são argumentos de peso que a LG ergue bem no ar, para se destacar da concorrência. Realmente, usando o LG com conteúdos multimédia, verificamos que o ecrã Full HD de 5.2 polegadas, apresenta um grande ecrã, provavelmente o maior alguma vez desenhado para a categoria de dispositivos com 2.7 polegadas de largura.

Cores e resolução fantástica logo ao primeiro impacto

Mas para termos a percepção do que é na realidade a inovadora tecnologia Dual Routing da LG, a tecnologia IPS, para saber a vantagem do LG G2 incorporar o Graphic RAM (GRAM) e… tirar proveito do OIS… temos de ir para testes de campo. Estamos a tratar disso.  

Som

Som Hi-Fi com qualidade de estúdio… isto é revelador de algum cuidado por parte de quem sabe quais são os seus principais clientes. A LG sabe que nos últimos anos houve um aumento na procura de uma qualidade superior de som dos smartphones, ao mesmo tempo que a elevada qualidade dos conteúdos multimédia se torna mais comum.

Coluna, microfone e jack 3,5 situam-se por baixo do smartphone

Assim, os smartphones tornaram-se pólos de todos os tipos de entretenimento – programas de TV, filmes, jogos – e os utilizadores esperam que a qualidade de som seja tão boa como a da imagem.

Gostei da qualidade, mas não foi deslumbrante. Contudo, vamos deixar para mais tarde, na análise, alguns pormenores muito interessantes.

O novo LG G2 é o primeiro smartphone do mercado com qualidade de som Hi-Fi de 24 bit/192kHz, reproduzindo sons com qualidade de estúdio, muito superior à do CD. Agora, os consumidores podem ouvir sons com um nível de realismo nunca antes possível num smartphone.

Um grande destaque sem dúvida para a qualidade do ecrã

 

Em resumo…

Este equipamento traz um dos mais avançados processadores para dispositivos móveis do mercado, o Qualcomm® SnapdragonTM 800. Para quem trabalha com várias aplicações de organização, para quem gosta de um bom ecrã com definição, uma excelente câmara fotográfica e um smartphone robusto… esta aposta, o LG G2, pelo preço de 489,99 na TMN e pelo mesmo preço em dezenas de outras lojas (desbloqueado), poderá ser muito atractivo.

Pontos favoráveis, numa primeira impressão, são a sua fantástica performance, excelentes gráficos e uma impressionante eficiência da bateria.


Homepage: LG L2

Exit mobile version