Há muito que os “telemóveis de abrir” passaram de moda, contudo, parece que ainda há interesse em colocar no mercado esse tipo de equipamentos. Recentemente, a LG fez renascer os chamados flip phones com o lançamento do LG Gentle.
Mas quais terão sido os principais motivos dessa decisão?
O LG Gentle não é mais um telemóvel. Este equipamento é um smartphone com ecrã táctil de 3,2” com resolução de 480 x 320 píxeis. Tem 1 GB de RAM, processador de 4 núcleos a 1.1 GHz, 4 GB de armazenamento interno e uma bateria de 1700 mAh. De salientar ainda o suporte para redes 4G e uma câmara frontal de apenas 0,3 píxeis e uma câmara traseira de 3 MPX. O sistema operativo é o Android 5.1 Lollipop.
Se, aparentemente, este tipo de equipamentos, os flip phones, estão fora de moda há quem ainda procure modelos mais clássicos, mas que permitam algumas funcionalidades mais avançadas como um equipamento com Android permitirá.
Mas a LG explicou ao The Verge que estes novos modelos surgiram para responder às necessidades de 4 grupos de utilizadores que, embora distintos, procuram o mesmo tipo de equipamentos, diferentes dos smartphones convencionais.
O público-alvo destes smartphones são, segundo a LG:
- Pessoas que utilizem o telefone principalmente para falar e não para jogar ou navegar na Internet;
- Pessoas que querem que os filhos estejam conectáveis mas que não tenham um acesso ilimitado a jogos e outras distracções comuns nos smartphones convencionais;
- Geralmente as pessoas mais velhas não estão familiarizadas com os pequenos teclados de um ecrã táctil e este equipamento é ideal para esse tipo de utilizadores;
- Utilizadores que utilizem ocasionalmente as funções inteligentes conhecidas dos smartphones.
O LG Gentle será vendido inicialmente na Coreia do Sul, tendo sido desenvolvido principalmente para este público, mas chegará a outros pontos do globo, onde certamente existirá um grupo de utilizadores a quem este equipamento responda às suas necessidades.
Considera que os motivos da LG serão válidos para que mais marcas comecem a apostar novamente neste segmento?