Segundo a Futuremark, recorrendo às aplicações 3DMark e PCMark para Android.
O ano de 2014 fica marcado pelo aparecimento de dezenas, mesmo centenas, de smartphones e tablets Android no mercado. Acabamos o ano com a certeza que o próximo será de grandes reviravoltas neste segmento e as atenções começam a virar-se para o Oriente, com a China em primeiro plano.
O desempenho destes equipamentos sofreu uma evolução fantástica e a Futuremark, com base nos seus benchmarks para Android, listou aqueles que conseguiram melhores resultados.
A subjectividade associada ao método de análise dos benchmarks causa sempre alguma controvérsia, mas quanto mais abrangente for essa análise, em termos de diversidade de testes, mais realista será a comparação entre dispositivos.
A Futurmark, que disponibiliza duas das mais confiáveis ferramentas de análise ao desempenho, não só de dispositivos móveis mas também de PC, divulga agora as listas dos equipamentos Android com melhor desempenho.
O 3DMark para Android é direccionado para a análise do desempenho gráfico dos equipamentos, ou seja, mais direccionado para o desempenho em jogos, enquanto que o PCMark disponibiliza uma análise mais abrangente, capaz de caracterizar o desempenho com base numa utilização típica do smartphone ou tablet.
Destas listas não é de estranhar a forte presença de phablets e tablets, já que estes vêm munidos de hardware que lhes proporciona um melhor desempenho face aos smartphones. Conheçamos então os dispositivos Android com melhor desempenho de 2014, segundo a Futuremark.
Os melhores dispositivos Android de 2014: Desempenho gráfico
Esta lista foi elaborada através do benchmark 3DMark que destaca o desempenho do GPU de cada um dos equipamentos. Os primeiros lugares vão para 3 tablets com especial destaque para o chinês Xiaomi Mi Pad, que vem de uma marca que irá certamente agitar o mercado em 2015.
Os melhores dispositivos Android de 2014: Desempenho global
Com base nos milhares de benchmarks realizados através do PCMark para Android, a Futuremark coloca o HTC Nexus 9 como sendo o Android de 2014 com melhor desempenho global, com uma marca de 5878, bem acima do Xiaomi Mi Pad, este em segundo lugar com 5122.
Este teste avalia o desempenho dos equipamentos em tarefas como navegação na Web, reprodução de vídeos, edição de texto e imagem, avalia a interdependência entre GPU, CPU, memória RAM e armazenamento interno, analisando o equipamento como um todo, simulando tarefas tipicamente realizadas no dia-a-dia.
Os melhores dispositivos Android de 2014: Autonomia
Este tem vindo a ser um dos factores que mais influencia a escolha de um equipamento em detrimento de outros com características semelhantes, que se multiplicam no mundo Android.
Através do PCMark é também possível a análise ao ciclo de vida da carga de uma bateria. Nesta lista, além da autonomia, visível através da barra verde, é possível analisar também o desempenho global com a pontuação na barra a cinza, o que proporciona uma melhor avaliação geral do desempenho dos equipamentos.
Poderá ver as listas completas aqui.
É utilizador de algum dos dispositivos representados no ranking da Futuremark?