Uma das novidades do OnePlus 8 Pro que provocou alguma controvérsia começou a ser falada há uns dias. A câmara de 5 MP do smartphone tem um sensor de infravermelhos, capaz de captar imagem através de objetos. Um filtro que poderia ser absolutamente fantástico, começou a ser questionado, principalmente por questões de privacidade.
A OnePlus agora dá um passo atrás e, numa próxima atualização, vai desativar esse recurso.
OnePlus 8 Pro – O que se vê através da sua câmara
O OnePlus 8 Pro conta com um filtro fotográfico denominado de Photochrom que recorre a uma luz de infravermelhos para captar mais textura numa foto. No entanto, em alguns ambientes, este filtro é capaz de ver além dos objetos, nomeadamente, é capaz de ver através de uma peça de roupa.
O canal Unbox Therapy fez um vídeo bastante completo onde mostra claramente as “potencialidades” desta câmara e respetivo filtro.
No entanto, existem questões de privacidade que podem ser levantadas e os fãs da marca não se pouparam a críticas.
Como tal, a OnePlus já veio marcar a sua posição garantindo que a segurança e privacidade dos utilizadores está acima de qualquer outra questão.
O filtro será desativado (temporariamente)
Apesar deste efeito só se evidenciar em circunstâncias muito específicas, a OnePlus reconhece o erro e, de forma a minimizar as preocupações dos utilizadores, ainda esta semana o filtro será desativado temporariamente, mas apenas na China. Assim, a marca terá a possibilidade de o melhorar e voltar a disponibilizar.
Apesar de tudo, há muitos utilizadores a tirar partido deste filtro, para captação de fotos de paisagens, pelo que não faria sentido abdicar dele de forma permanente.
Na declaração deixada pela marca, na rede social Weibo, a OnePlus pede desculpas aos utilizadores que ficaram desagradados com o filtro, mas também alerta para a partilha falaciosa de muitas imagens partilhadas que não terão sido captadas com o OnePlus 8 Pro.