Os pneus da bicicleta são o elo mais fraco no mundo do ciclismo. Quem pratica esta actividade desportiva ou tem um bicicleta para se deslocar diariamente nas suas funções, sabe que pode ficar apeado com um furo ou ter de arregaçar as mangas para o reparar.
Há algumas alternativas para evitar certos males, como o gel que tapa pequenos furos mas é falível quando existem grandes rasgos.
E se houvesse uma tecnologia, um pneu inovador, que acabasse com o tormento dos furos e dos rebentamentos? Vamos conhecer o Nexo, uma tecnologia que acaba de vez com o problema dos pneus furados.
Quem pratica ciclismo ou tem por hábito andar de bicicleta sabe que os furos ou um pneu rebentado pode acabar com a diversão se o ciclista não tiver o material necessário para o reparar ou se não tiver o conhecimento para o fazer. Há depois outros acidentes que são impossíveis de reparar num pneu, este é substituído por um novo e o velho é amontoado num monte chamado lixo.
Segundo as informações do sector, todos os anos são deitados ao lixo cerca de 1.3 mil milhões de pneus de bicicleta. Estes são depois eliminados porque estão furados, rebentados ou têm fissuras que inviabilizam a sua utilização em segurança. Para tentar combater este problema da poluição e, sobretudo, trazer uma inovação ao mercado que seja viável, a empresa Nexo North America tem uma proposta: O Pneu Ever e o Pneu Nexo. E acabaram-se os furos!
O que traz de especial o Pneu Ever?
O Pneu Ever é um pneu sem ar que promete ao utilizador um conforto e segurança capaz de ombrear com um tradicional pneu cheio a ar. Este pneu traz um filosofia que assenta quer na facilidade de montagem quer na fiabilidade de tracção, assim como a tal característica de nunca furar nem rebentar.
Este pneu sólido é composto por uma mistura de polímero com uma série de furos que foram manipulados para oferecer um controlo excepcional e uma excelente durabilidade. Cada pneu Ever está previsto durar até pelo menos 8 mil quilómetros. Além disso, como não tem ar, pode passar por cima de pisos e de detritos sem que perca a sua forma ou tracção, tal como aconteceria num convencional pneu de borracha.
E o Pneu Nexo?
Já o Pneu Nexo é para bicicletas que exigem um pneu mais fino e mais leve, mas com igual durabilidade e garantia de nunca furar. O pneu Nexo, é outro tipo de pneu sem ar que é projectado para caber nos aros já existentes.
Graças aos parafusos Pneus T patenteados pela empresa, estes encaixam-se nas bordas do convencional aro que usamos nas bicicletas. Estes parafusos estendem-se para dentro do pneu sem ar para o manter no lugar. A instalação não é tão fácil como os anteriores, exige pelo menos duas pessoas, se bem que há forma de uma só se desenrascar. Este, ao contrario do anterior, não exige que tenha de trocar os aros.
É fácil de montar?
Uma das curiosidades que podemos ver na montagem do pneu é a forma como pensaram na fixação, tal como referimos anteriormente há uma especialização do método recorrendo ao tal Parafuso T. Há elementos que preenchem as lacunas de um pneu ter de encaixar em vários aros, mas isso foi pensado como podemos ver aqui neste vídeo:
Meio ambiente também foi pensado
Claro que em termos de meio ambiente a empresa faz questão de salvaguardar a qualidade da sua criação. O pneu é fabricado com um único material, uma mistura de polímeros, o que os torna simples de produzir e fáceis de reciclar. A empresa refere que cada pneu leva apenas 30 minutos para ser produzido, muito mais simples que os pneus convencionais que têm uma logística de 6 ou 7 passos no seu fabrico.
Preço e disponibilidade
O Pneu Ever e o Pneu Nexo estão disponíveis em pré-compra numa campanha de crowdfunding no serviço Kickstarter. Ambos os pneus estão disponíveis numa variedade de tamanhos para servir os mais novos e os menos jovens, quer em bicicletas de estrada ou de BTT (além de outras).
Todos os modelos Nexo estão disponíveis por 75 dólares para os modelos de 20″, 26″, 27.5″, 700x24c, 700x35c. Já o preço dos Ever começam nos 76 dólares para as versões de 12 ou 16 polegadas (tamanhos para bicicletas de criança) e sobe por aí acima como podem ver aqui. A empresa espera começar a entregar os dois modelos já em Janeiro de 2017.