Era um modelo muito esperado, traz excelentes referências de berço, as gerações anteriores foram polindo o que de menos bom era apontado e deste espera-se uma máquina de puro combate na frente da popularidade, quer em desempenho quer em preço.
A Motorola já nos habituou a uma interface e limpa, equipada pela casa mãe, a Google, e passo-a-passo coloca os melhores componentes aliados a um design subtil mas elegante. Hoje retirámos da caixa o Moto G de 3ª geração que traz um traje preto.
Depois da Motorola lançar a nova linha de smartphone, na semana passada, a curiosidade agudizou-se nalguns modelos, o Moto G foi, provavelmente, aquele que mais atenções despertou. O Novo Atalho fez-nos chegar às mãos um exemplar para percebermos se este será ou não o smartphone mais equilibrado do mercado no que toca ao aspecto, funcionalidades, preço e qualidade dos materiais.
Características
Estrutura:
Dimensões: 142.1 x 72.4 x 11.6 mm (5.59 x 2.85 x 0.46 in)
Peso: 155 g
Slots:
Sim: Micro-SIM
Micro SD: Sim até 32 GB
Certificados: IPX7 – resistente à água até um metro de profundidade durante 30 minutos
Ecrã:
Tamanho: 5 polegadas
Tipo: LCD IPS,capacitivo multi-toque, 16M cores,
Resolução: 720 x 1280 pixels (~294 ppi pixel de densidade
Protecção: Corning Gorilla Glass 3
Sistema operativo:
SO: Android OS, v5.1.1 (Lollipop)
Processador:
Chipset: Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410 CPU Quad-core 1.4 GHz Cortex-A53
GPU: Adreno 306
Memória
Ram: 1GB memória Ram
Armazenamento
Armazenamento interno: 8GB e 16 GB
Slot microSD: Até 32 GB
Câmara:
Principal: 13 MP, 4128 x 3096 pixels, autofocus, dual-LED (dual tone) flash Features Geo-tagging, touch focus, detecção de rostos, panorama, auto-HDR Video 1080p@30fps, HDR
Secundária: 5 MP, auto-HDR
Som:
Alertas por vibração: Sim
Formatos áudio: MP3, WAV
Sensores
Sensor de luz ambiente, acelerómetro, sensor de proximidade
GPS: Sim, A-GPS, GLONASS, Beidou
WLAN: Wi-Fi 802.11 b/g/n
Bluetooth: Sim, v4.0
Redes: GSM / CDMA / HSPA / LTE
Bateria
Removível: Não
Tipo: Li-Ion de 2470 mAh
Processador:
O processador escolhido foi o Qualcomm MSM8916 Snapdragon 410. Equilibrado, longe de problemas relacionados com o exagerado aquecimento e que tem um desempenho muito fluído. A bateria também tem um benefício claro com este chip, segundo a Qualcomm. Digamos que é um processador que não compromete e oferece recursos modernos.
Design e Ecrã
O design é muito elegante sem ser exuberante ou com aspectos berrantes. Não podemos dizer que se destaca dos anteriores, porque de facto não é verdade, a linha é exactamente como nos anteriores, embora a tampa traseira tenha um padrão novo, mas é discreto, bonito.
O ecrã, como já foi apresentado nas características, é de 5 polegadas, vem com protecção Corning Gorilla Glass 3, tem ângulos de visão decentes e não detectámos nesta primeira abordagem, qualquer problema em termos de legibilidade ao ar livre sob luz solar intensa. O que para andar com ele nestas férias é excelente!
Memória e SIM
A memória interna de 8 GB não é de pasmar, é verdade, mas o facto de ter suporte para cartões micro SD até 32 GB já ajuda. Dizemos isto porque apostamos que as fotografias vão facilmente “rebentar” com o espaço disponível, acredite, esta máquina para tirar fotos é muito interessante.
Quanto ao SIM, é um Micro SIM e há uma versão, que não esta, que é Dual SIM. Esta, como podemos ver na imagem em cima, é apenas de um cartão da operadora e ao lado o Micro SD para aumentar o espaço de armazenamento.
Câmara
Aqui foi onde de facto esta nova geração deu um grande salto. Agora com 13MP e com as lentes melhoradas, vai poder tirar partido das ferramentas que o próprio sistema operativo integra. Este vai ser um teste interessante que vamos fazer agora nas férias. Muita luz, muito exterior para ver a potencialidade do novo sensor.
Reparamos que a aplicação da câmara, que acompanha o Moto G de terceira geração, está no modo de foco automático, por predefinição, o que significa que permite tirar fotos tocando no ecrã. O utilizador pode ir às configurações da aplicação e ligar o foco e a exposição. No canto esquerdo estão as várias opções de captação de imagem e do lado direito a pasta onde são depositadas.
Bateria
A bateria não compromete. Pelo menos foi com essa ideia que ficámos nesta primeira abordagem. É de 2470 mAh, não é removível e para uma utilização diária onde o utilizador vai ver o seu e-mail, vai navegar e fazer algumas chamadas, mesmo com uns minutos de jogos, está perfeitamente capaz.
E dentro da caixa?
Dentro da caixa… bem à moda Motorola, vem o equipamento, o manual de instruções rápidas e um cabo de alimentação e dados USB/microUSB. Mais nada!
Em resumo…
Este equipamento certamente não é para quem quer comprar um smartphone para impressionar os outros. Apresenta um estilo discreto, é para usar e não ter problemas de latência ou bloqueios e traz o que precisa para um dia-a-dia de afazeres.
Pelo preço de 199,90€, preço actual no Novo Atalho, dificilmente encontramos um conjunto tão estável, eficiente e que traz um carimbo de qualidade como o que a Motorola nos habituou. Agora, em breve, iremos testar com mais pormenor, ver em vários cenários como se comporta e depois dizer, com justiça, o que vale ou não este equipamento. As primeiras impressões foram muito positivas.