Pplware

Mediatek Helio X20 surpreende no Benchmark

Nos últimos tempos temos assistido a uma grande evolução e competição no mercado dos SoCs mobile.

Segundo informações recentes, o X20 da Mediatek mostra-se como um dos chips a ter em atenção para o ano de 2016.

Recentemente, o Antutu apresentou uma lista com os 10 melhores processadores do mercado, com o primeiro lugar a pertencer à Qualcomm com o seu Snapdragon 820, seguido de perto pelo Apple A9 e o Exynos 8890. Nesta lista tornada pública pela famosa aplicação de benchmark, não estava presente nenhum processador da Mediatek, uma das principais fabricantes de processadores, sendo estes dados facilmente explicados pelo facto de ainda não ter sido lançado qualquer smartphone com o topo de gama da Mediatek, o Helio X20.

 

Mediatek Helio X20… assusta a concorrência?

Embora ainda não se conheça verdadeiramente o desempenho deste novo chip foram, recentemente, divulgados alguns dados que colocam o Helio X20 como um dos principais chips do mercado.

Segundo resultados oficiais do GeekBench, o Helio X20, também conhecido por MT6797 Super, obteve um resultado single-core de 2109 pontos e multi-core de 7006 pontos.

Quando comparado com os principais chips da concorrência, o Mediatek Helio X20 ultrapassa totalmente o Kirin 950, que totaliza 1710 pontos em single-core e 6245 pontos em multi-core, e aproxima-se do Snapdragon 820, que conta com um resultado de 2300 pontos em single-core e 5591 pontos em multi-core. Neste último caso, o Helio X20 acaba mesmo por ser superior em multi-core, que se justifica pelo facto do X20 usufruir de 10 núcleos, face aos 4 do Snapdragon 820.

Este teste foi realizado com uma versão em fase final de desenvolvimento do X20, existindo a hipótese do resultado variar, para melhor ou pior, na versão final do processador.

Caso estes valores se confirmem, está assim marcado o regresso da Mediatek à luta no segmento alto, onde figuram marcas como a Qualcomm, Apple, Samsung e Huawei.

 

Será o X20 um dos principais processadores de 2016?

 

Exit mobile version