Julius Caesar disse certa vez, “Veni, Vidi, Vici”. Hoje em dia, a Alta Definição pode-se rever exactamente nas mesmas palavras. O HD veio para ficar, isso é uma certeza… não sendo portanto de estranhar, que apareçam com maior frequência gadgets e acessórios com o famoso rótulo.
O PPLWARE.COM teve a oportunidade de testar a recém-lançada câmara Microsoft, a LifeCam HD-5000 e os resultados foram realmente, em Alta.
A LifeCam HD-5000 trata-se duma câmara USB, com um braço de fixação bastante flexível, e que foi projectada optimizando o seu uso com o Windows Live Messenger. Com uma ergonomia aparentemente simples, a HD-5000 apresenta um complexo conjunto de funcionalidades e características que lhe conferem uma grande abrangência de finalidades possíveis.
A Câmara apresenta, tal como o nome indica a possibilidade de se gravar vídeo em formato Alta Definição. Tem um sensor de 720p (1280×720 resolução) que grava vídeo com qualidade Full HD até 30 frames por segundo.
Com um Zoom Digital de 5x, a câmara consegue tirar fotos de 4MP de qualidade superior, com recurso à sua lente com abertura máxima de 71º.
Outra característica da sua câmara é o facto da mesma apresentar a possibilidade de auto focagem, o que permite um variado número de técnicas de filmagem e fotografia e que transmite uma maior qualidade aos resultados finais.
Para gravação de vídeos com outro tipo de finalidades apresenta a possibilidade de gravar e ver a imagem em ecrã panorâmico. Pode não parecer uma grande mais-valia mas para quem quiser tirar proveito da câmara para efeitos de cinema ou curtas-metragens trata-se duma surpresa agradável.
Por fim, apresenta Tecnologia TrueColor, o que significa dizer, entre outras coisas, que a câmara ajusta-se automaticamente quando presentes as mais diversas condições de luminosidade. E realmente, fá-lo muito bem. Consegue sem qualquer dúvida extrair os excessos ou os défices de luminosidade e transmitir imagens bastante nítidas e coloridas.
Por um lado, o interface, que é instalado com o CD que a acompanha estabelece uma ligação imediata e extremamente simples ao Windows Movie Maker, o que permite ao utilizador editar e trabalhar os seus vídeos imediatamente a seguir à sua criação. Por outro lado, o acesso à Galeria de Fotografias do Windows Live permite guardar e partilhar as fotos que forem tiradas pelo utilizador. Uma outra funcionalidade que lhe confere um enorme sentido prático é a existência dum botão Windows Live Call , que duma forma fácil e rápida permite ver quem se encontra online e criar uma chamada de vídeo.
Segundo a Microsoft, a câmara funciona na perfeição tanto com o Windows Live Messenger, como com o Yahoo Messenger, AOL Instant Messenger ou Skype. Não os tendo testado a todos, podemos afirmar que esta é sem dúvida uma alternativa bastante credível para, não só contactar terceiros, como também para criar os seus filmes caseiros. Durante os nossos testes, a câmara apresentou quase sempre uma qualidade de imagem muito boa, e em praticamente qualquer altura fez um bom tratamento da luminosidade e do uso da auto-focagem. Ocorreram no entanto, alguns problemas quando foi obrigada a tentar auto-focar em contraluz, mas o seu comportamento foi na generalidade dos casos, bastante aceitável. A qualidade dos vídeos (e áudio) gravados é muito boa.
Tanto em conversação, como meramente em gravação, funcionou de acordo com as nossas expectativas, pelo que podemos afirmar sem qualquer tipo de problemas que esta câmara é uma séria candidata a acompanhar qualquer adepto da Alta Definição.
Requisitos de Sistema (para PCs baseados em Windows®:
- Sistema Operativo: Windows® 7, Windows Vista®, Windows XP com Service Pack 2 (SP2) ou superior (excluindo o Windows XP de 64 bits);
- Processador e Memória: (mínimo) Intel Dual-Core a 1,6 GHz, 1 GB de RAM; (recomendado) Intel Dual-Core a 3,0 GHz ou mais rápido, 2 GB de RAM
- Espaço Livre: 1,5 GB
Outros requisitos:
- CD-ROM
- USB 2.0
- Altifalantes ou auscultadores compatíveis com o Windows.
De referir que a câmara se encontra já à venda no nosso País por aproximadamente 44€.