Nos últimos anos tem havido uma preocupação crescente em ter dados que sejam ao mesmo tempo portáveis e seguros. Tem havido um investimento substancial em tornar as pen usb num meio seguro e fiável para transportar dados sensíveis.
Em Fevereiro deste ano o PPLWARE.COM já tinha adiantado que a Kingston se preparava para lançar uma nova gama de pens mais segura. A promessa tornou-se uma realidade e foi lançada no mercado a nova gama DT4000 com encriptação AES de 256 bits por hardware.
A DT4000 tem como público-alvo empresas que necessitam de disponibilizar dados sensíveis de forma portável e prática aos seus colaboradores. O transporte da informação desta forma pode constituir um problema de segurança.
É por isso que esta pen usb está intrinsecamente ligada a um software de segurança, o SafeConsole® da empresa BlockMaster®, sobejamente conhecida pelas suas soluções na área da segurança de dados.
De aspecto sólido e robusto, esta pen USB é revestida em alumínio sendo mesmo assim bastante leve. Devido ao seu tamanho considerável, torna-se difícil inseri-la em portas USB pouco espaçadas, mas nada que não se resolva com uma extensão.
O SafeConsole® permite efectuar a gestão dos dados a disponibilizar, não sendo possível transportá-los fora da organização sem que isso seja permitido.
Eis algumas características do software SafeConsole®:
- Gestão remota de palavras-chave
- Permite gerar novas palavras-chave remotamente para cada utilizador do sistema;
- Disponibilização de conteúdos
- Gere remotamente os tipos de documentos a disponibilizar por utilizador;
- Backups e Auditorias
- Efectua backups incrementais, permite enviar uma versão mais antiga de um documento para uma pen usb específica;
- Todas as acções permitem ser auditadas;
- Politica de palavras-chave
- Permite estabelecer uma política de introdução de palavras-chave;
- Gestão de sessões
- Para que não fique com a sessão aberta por tempo indefinido, o sistema permite estabelecer tempos mínimos de inactividade;
- Restrição de ficheiros
- Para que não seja colocado um ficheiro contendo código malicioso, é feita uma gestão dos tipos de ficheiros a serem importados e distribuídos ao nível do utilizador ou grupos;
- Criação de zonas de segurança
- Dentro de uma organização existem grupos com acessos mais amplos a ficheiros mais sensíveis, assim é possível criar grupo de utilizadores e atribuir-lhe permissões ao nível de acessos e ao nível dos ficheiros;
- Login na Web
- Pode efectuar o seu login, usando a pen usb e acedendo à consola através da Web, inserindo o respectivo login e palavra-chave;
- Gestão do estado do dispositivo
- Em caso de perda ou roubo, o acesso à pen pode ser fechado remotamente e é possível apagar todos os dados existentes;
- Os dados podem ser recuperado remotamente com a autorização do administrador;
- Partilha fácil
- Com o uso de um pin temporário, os trabalhadores de uma empresa podem aceder a ficheiros previamente partilhados;
- Os restantes ficheiros continuarão protegidos e sem acesso partilhado;
- Transporte de certificados
- Este tipo de dispositivos podem ser usados como transportadores seguros de certificados, que podem ser posteriormente usados para assinar ou encriptar documentos ou acessos a outro tipo de recursos;
Esta pen, embora à primeira vista pareça uma pen normalíssima, é na realidade uma SafeStick, ou seja, um dispositivo que permite que se transporte dados de forma segura sendo estes geridos centralmente dentro de uma organização.
Ao colocar esta pen no computador, a sua identificação única permite, mediante configuração, que se aceda a determinados dados partilhados, conforme o grau de acesso do utilizador.
Não foi pensado para o consumo doméstico, mas é realmente uma óptima opção para empresas que queiram manter a sua informação segura apesar dos desafios da mobilidade.