Cada vez mais, o normal quotidiano dum individuo corresponde ao trabalho com imensas quantidades de informação e dados. Seja em formato de ficheiros de texto, seja em formato de folha de cálculo, seja em formato de base de dados, seja em que formato for, é uma realidade que grande parte da nossa vida profissional e social se interliga e rodeia de dados, dados e mais dados. Um dos problemas que se coloca com tamanha necessidade e criação de informação prende-se precisamente com a forma de armazenamento dos mesmos. E não só. A velocidade de armazenamento de todo esse conjunto de ficheiros, pastas torna-se cada vez mais um ponto de extrema importância.
A recente pen Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 vem precisamente tentar simplificar ainda mais esse processo.
Esta pen de atraente design dispõe de três modelos diferentes: 16 Gb, 32 Gb e 64 Gb, mas não é apenas a sua capacidade de armazenamento que a torna uma apetecível aquisição para o nosso dia a dia. A nova Ultimate 3.0 apresenta um sistema de transferência de dados USB 3.0 o que quer dizer que permite a transferência de dados até dez vezes mais rápido do que com o normal USB 2.0.
A tecnologia USB 3.0 oferece a mesma facilidade de utilização e as mesmas capacidades plug and play que as gerações anteriores de USB ofereciam, a diferença reside no alto desempenho apresentado e na gestão melhorada de energia.
No entanto a Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 continua a ser compatível com USB 2.0. Para tal vem equipada com um cabo Y USB 2.0. A extremidade em Y, apresenta um conector com 2 cabos, um mais grosso e outro mais fino, o primeiro para dados apenas e o segundo para assegurar fornecimento extra de energia. A Ultimate 3.0 atinge uma velocidade de leitura de cerca de 80MB/sec e velocidade de gravação de cerca de 60MB/sec. Embora na embalagem indique explicitamente o uso do cabo em Y para portas USB 2.0, a verdade é que o consegui fazer sem o cabo.
Como curiosidade, a DataTraveler Ultimate 3.0 apresenta na extremidade uma luz azul que, como já é habitual noutras pens, identifica se a pen está a ser acedida (luz a piscar) ou se apenas está conectada e sem uso (luz contínua).
Especificações Técnicas:
- Capacidades de Armazenamento – 16GB, 32GB, 64GB.
- Requisitos – Para USB 3.0, dum sistema com Porta USB 3.0, para USB 2.0 do cabo que vem na embalagem.
- Velocidade de Transferência – Para USB 3.0 cerca de 80MB/sec. na leitura e 60MB/sec. para escrita; para USB 2.0 30MB/sec. de leitura e 30MB/sec. escrita.
- Retro-Compatibilidade – com USB 2.0.
- Dimensões – 2.90″ x 0.87″ x 0.63″ (73.70mm x 22.20mm x 16.10mm).
- Operating Temperature – 32° to 140°F (0° to 60°C).
- Storage Temperature – -4° to 185°F (-20° to 85°C).
- Garantia – 5 anos de garantia*
Sistemas Operativos com os quais a DataTraveler Ultimate 3.0 é compatível:
- Windows® 7
- Windows Vista® (SP1, SP2)
- Windows XP (SP3)
A DataTraveler Ultimate 3.0 traz também consigo o Windows ReadyBoost, que permite acelerar um pouco a performance do sistema operativo (Windows Vista) de forma a que, a pen funcione como memória cache adicional, tornando assim o sistema mais rápido nos acessos a dados por exemplo, sem ser necessário a adição de memória física.
Os preços das Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 rondam os 65 dólares na Amazon, para o modelo de 16GB, 100 dólares para o modelo de 32 Gb e de 190 dólares para o modelo de 64GB .
Tanto no Windows 7, Windows Vista ou Windows XP não tive qualquer problema de instalação e acesso à pen e, durante o meu uso normal com a DataTraveler Ultimate 3.0 também não tive obtive qualquer dúvida no que respeita às velocidades de transferência de dados mas, no entanto verifiquei que a Pen aquecia bastante quando ligada durante várias horas. Esse pormenor juntamente com umas dimensões um pouco grandes talvez sejam os únicos pormenores menos bons daquilo que já considero como uma pequenita bomba de armazenamento de dados.
Posso sem qualquer dúvida afirmar que a Kingston DataTraveler Ultimate 3.0 é uma óptima companheira do dia a dia, e a minha anda comigo para onde vou.
- Especificações Técnicas e Comparativos aqui.
- Windows ReadyBoost no Windows Vista aqui, e no Windows 7 aqui.