É certo que 2010 vai ser o ano das tablets. Começou e continua o hype em volta do iPad, expecta-se com ansiedade os Tablets com Windows 7 e os tablets com Android OS. Aparecem neste momento como cogumelos e são apresentados num vasto leque de opções e estruturas… há para todos os gostos e feitios.
Obviamente e não fugindo à tradição, serão iPad Killers… pois claro, o problema até ao momento é que nenhum apresentou ainda a qualidade que se destaque e que aponte uma verdadeira e alternativa ao slate da Apple.
Foi sugerido o destaque ao JooJoo, uma tablet da Fusion Garage.
JooJoo, uma tablet que se tem comparado ao iPad, apresenta algumas características interessantes que faltam no iPad. Mas vamos iniciar descrevendo o percurso atribulado desta tablet. A sua história remonta a 2008 e, que pelas piores razões, saltou logo para a ribalta.
História
A História do JooJoo é bastante atribulada. Tudo começou em 2008, quando o blog TechCrunch lançou o desafio: Criar uma tablet super simples por $200. Avançaram com o projecto e depois de alguns protótipos começaram a trabalhar com a Fusion Garage. O Crunchpad (nome dado pela techcrunch ao projecto) tinha pernas para andar e bastantes apoios financeiros. Mas o problema veio quando o sucesso estava já eminente. A ganancia veio ao de cima e a Fusion Garage enviou um e-mail a dizer que a equipa da techcrunch já não fazia parte do projecto. Ao que parece a Fusion Garage desistiu do Crunchpad e começou a construir o joojoo. O JooJoo é nem mais nem menos que um CrunhPad com um nome diferente. Embora a Fusion Garage afirme que a equipa da techcrunch não teve qualquer intervenção no projecto. Depois ainda apareceu uma acção judicial contra a Fusion Garage mas que acho que nunca andou para a frente. Depois disto tudo o Crunchpad passou a JooJoo e a tablet de $200 passou a custar $500.
Não quer isto dizer que o JooJoo é um produto sujo ou mal acabado. Bem pelo contrário. O JooJoo é um excelente produto e merece destaque. Mas agora que já sabemos a história atribulada do JooJoo, falemos então das suas características.
Caracteristicas
- Tamanho:
- Comprimento: 32cm;
- Largura: 20cm;
- Espessura: 2cm;
- Peso: 1.1Kg;
- Ecrã: Ecrã capacitivo de 12.1 polegadas;
- Resolução: 1366×768 px;
- Ratio: 16:9;
- Bluethooth + WiFi;
- Capacidade: 4GB de memória interna;
- Autonomia: 5 horas com o WiFi ligado;
- Câmara para vídeo-conferência;
- Acelerómetro;
- Slot para cartões micro-sd;
- Sistema Operativo: Browser based com kernel linux.
O JooJoo é uma tablet para navegar na internet e como tal não pode ser vista (a meu ver) como um substituto de um netbook.
Será um gadget para ler o mail, navegar, ler o jornal ou revista de forma mais elaborada, perfeito para fazermos uso dele no sofá. Alimentar as nossas redes sociais, ver uns vídeos, umas fotos e apresentar com estilo alguns conteúdos multimédia. Mais nada.
Bom, se o limitarmos a estas tarefas, as tais populares tarefas do utilizador trivial, comum, então pelo mesmo preço temos um iPad. Onde podemos ler uns ebooks, escrever umas coisas e correr aplicações para todos os gostos devido à enorme “store” de aplicações e conteúdos.
Claro, o JooJoo e outro qualquer não conseguem para já… pelo menos num futuro próximo ombrear com a Apple e além disso o JooJoo complica mais essa tarefa pois tem um Sistema Operativo browser-based.
Por outro lado temos um JooJoo multimédia, onde podemos ver vídeos em alta definição e num ecrã widescreen, podemos ver todos os sites em flash que quisermos sem preocupações e ainda temos o bónus da câmara frontal para as vídeo-conferências.
Este é o JooJoo, que certamente fará as delicias de alguns utilizadores e que, quanto a mim, é uma tablet a ter em conta mais lá para a frente, numa versão melhorada, tem um excelente design. Apesar de limitado em termos de hardware, tudo aquilo que tem de fazer faz com uma velocidade incrível.
É portanto uma tablet a ter em conta na altura de escolher.