O recém-apresentado iPhone 11 Pro ainda não está sequer presente no mercado, mas já há utilizadores insatisfeitos com este terminal. Segundo vários relatos, pessoas com tripofobia sentem-se incomodadas e irritadas pelo design do iPhone 11 Pro, nomeadamente pelo arranjo das suas câmaras.
Este fator poderá vir a ter influência nas vendas do equipamento, não se sabendo ainda o impacto desta realidade. Será que uma característica no design do novo iPhone poderá ditar o seu fiasco comercial?
No passado dia 10 de setembro vimos o iPhone 11 Pro ser apresentado pela Apple na sua Keynote. Este modelo reúne o que de melhor a Apple consegue fazer, sendo um terminal de topo. Não obstante, têm sido várias as críticas ao design do iPhone… Inclusivamente há utilizadores a sentir aversão e irritação quando veem o módulo das câmaras!
A tripofobia é uma fobia de padrões irregulares ou de agrupamento de pequenos buracos ou saliências. Tendo em conta a sua definição, é simples perceber o motivo pelo qual o design do iPhone 11 Pro tem sido tão polémico.
O módulo das câmaras traseiras do novo iPhone é composto por cinco elementos circulares que fazem lembrar “buracos”: três câmaras, um flash e um microfone. O facto de estes cinco elementos estarem agrupados de forma pouco lógica está a incomodar diversos utilizadores que já se manifestaram um pouco por toda a web.
Apple did not think of us that have TRYPOPHOBIA when making the iphone 11 pro. I cant buy it and be itchy all over every damn time I look at it.
— Mrs. Ummeeta Rabiu (@ummeetaa_x) September 11, 2019
Existem diversos especialistas que afirmam que todos os humanos sofrem desta patologia, e que a diferença está na intensidade dos sintomas. Em declarações à BBC News Brasil, o Dr. Geoff Cole confirmou esta realidade.
Todos nós temos um pouco disso, é apenas uma questão de intensidade.
| Dr. Geoff Cole, cientista da visão da Universidade de Essex
Numa investigação, os cientistas estudaram 286 adultos e descobriram que 16% reagiam com aversão a padrões repetitivos, tendo até reações fisiológicas como o aumento dos batimentos cardíacos. Alguns manifestaram arrepios. Para além disso, há testemunhos de algumas pessoas que vomitaram e outras que disseram que não poderiam trabalhar por vários dias.
Sendo uma característica que suscita sintomas diferentes dependendo das pessoas, sem dúvida que esta arquitetura do módulo das câmaras do iPhone 11 Pro veio-se a revelar uma má aposta. Esperemos agora para ver as reações dos utilizadores ao seu design, quando este chegar ao mercado.
Quanto a si, sente-se incomodado pelo design do módulo das câmaras do novo iPhone? Caso sim, que sintomas esta tripofobia lhe suscita? Deixe a sua opinião nos comentários!