Pplware

Não adianta, o Facebook esgota mesmo as baterias dos telefones

É um dado adquirido que a aplicação móvel do Facebook tem problemas e que é uma das que mais bateria consome. Mesmo com todas as queixas dos utilizadores, a maior rede social da Internet insiste em não os resolver e isso tem deixado todos os seus utilizadores aborrecidos.

Existem algumas receitas que podem ser usadas, mas o que não se sabia era que estes truques podem poupar até 15% da bateria de um iPhone e 20% num Android.

O truque mais básico foi já apresentado pelo Pplware e passa pela remoção da aplicação e pela utilização da versão web do site do Facebook.

Esta é uma medida que tanto para os utilizadores do Android como do iOS acaba por se revelar muito útil e surge agora uma avaliação que mostrou que, no caso do iOS, a poupança de bateria consegue chegar aos 15%.

Pegando na medida que foi apresentada, que recorre ao browser para acesso ao Facebook, um jornalista do The Guardian testou esta mudança durante uma semana e foi este o valor médio que conseguia ter ao final do dia. A bateria do seu iPhone tinha todos os dias mais 15% de energia do que quando usava a aplicação do Facebook. Os resultados foram obtidos contra uma semana a usar a aplicação móvel do Facebook.

Para dar maior credibilidade a este teste, o jornalista recrutou outros utilizadores do iPhone para repetirem o seu teste e os resultados foram semelhantes.

A possibilidade de usar o Safari para aceder ao Facebook dá aos utilizadores praticamente todas as mesmas funcionalidades que a aplicação móvel, indo ao ponto de ter um ícone no ecrã para acesso directo ao site.

Há algumas pequenas falhas, sobretudo ao nível das partilhas directas de conteúdos, algo que não está disponível na versão web. Há ainda a perda das funcionalidades adicionadas recentemente e que dão uso ao 3D Touch para acesso directo.

Mesmo com esta diminuição de funcinalidades, o ganho de bateria é excelente, garantindo mais algum tempo de utilização num iPhone. O Facebook já reconheceu estes valores e está, mais uma vez, a avaliar formas de minimizar os consumos da sua aplicação, procurando limitá-las.

Exit mobile version