O novo iPhone SE vem mostrar que o mercado dos smartphones é fiel aos modelos tradicionais e que as mudanças nem sempre são bem recebidas.
Com o seu ecrã mais pequeno do que é agora norma, vai atrair muitos utilizadores. Mas o que se está a ver é que está a conseguir roubar muitos utilizadores ao Android e a trazê-los de volta para o universo Apple.
Muitos criticaram a decisão da Apple de voltar a apostar em equipamentos de dimensões mais reduzidas, quando o que está a ser norma são os ecrãs de maiores dimensões.
Se o alvo principal deste equipamento eram os utilizadores Apple que estavam nos modelos de maior dimensão, a verdade é que um estudo da Slice Intelligence mostra que há uma adesão grande de utilizadores Android e que o iPhone SE está a mostrar-se uma escolha acertada.
O iPhone SE interessa aos utilizadores Android
As primeiras análises de vendas do iPhone SE mostram uma forte adesão de utilizadores que são já clientes Apple. É daqui que a maior parte dos compradores vêm.
Mas uma realidade nova pode ser vista nestes números. Os 15% de clientes de que vêm de fora do universo Apple, mostram que este poderá ser o smartphone que muitos esperavam.
Quando comparado com as vendas do iPhone 6S estes valores invertem e o upgrade parece mais natural para os utilizadores Apple do que para os utilizadores Android.
O sucesso de vendas do iPhone SE
Outro número interessante que a Slice Intelligence mostrou foi a das vendas dos últimos smartphones da Apple. Neste campo o iPhone SE mostrou-se estar muito longe do sucesso de outros lançamentos.
Quando comparado com o lançamento do iPhone 6, este novo lançamento apenas atinge uns muito baixos 3%, o que o deixa muito longe de outros momentos de sucesso da Apple.
Mas a verdade é que os tempos áureos da Apple estão a ficar distantes e já no lançamento do iPhone 6S o sucesso de vendas foi relativo, tendo atingido apenas metade do anterior.
A Apple parece ter acertado ao trazer de volta ao mercado um modelo de 4 polegadas. Está a conseguir atrair utilizadores da concorrência e a introduzi-los no seu ecossistema.