Pplware

iPhone 8 – Tudo o que se sabe sobre o próximo telefone da Apple

A Apple espera lançar o tão falado iPhone 8 muito perto do final deste ano, naquele que se espera ser o maior lançamento da empresa em anos. Inicialmente, o lançamento estava previsto para setembro, no entanto, após alguns atrasos no recurso 3D, pensa-se que poderá estar agendado para o mês de novembro.

O ano de 2017 marca o décimo aniversário do iPhone, cuja primeira versão foi anunciada por Steve Jobs a 9 de janeiro de 2007 e colocada à venda a 29 de junho. Dado este marco, espera-se algo em grande por parte da Apple, a começar por uma mudança radical no que diz respeito ao layout do iPhone 8.


Foram testados mais de dez protótipos do novo iPhone, o que originou imensos rumores em torno de qual seria o mais próximo do modelo final. Este é um processo normal e todos os anos se repete.

As novas cores do iPhone

Recentemente foram partilhadas imagens que mostram as três cores disponíveis no iPhone 8, são elas branco, preto e uma nova cor em tons de bronze.

A suposta nova cor que se chama Blush Gold e que está já a criar um “burburinho” na Internet. Uns dizem que é uma cor muito agradável, mas há quem diga que é o mais feio de todos os iPhones lançados até hoje. Mas não diziam o mesmo do Gold quando foi lançado?

 

A mudança no ecrã do iPhone

No que diz respeito ao ecrã, este deverá ter tecnologia OLED. Ao contrário dos LCD convencionais, os pixéis num ecrã OLED produzem a sua própria luz, significando isto não ser necessária luz de fundo, existindo assim uma economia energética. Além disso, oferecem cores mais ricas e melhores ângulos de visão.

Ora, apesar das marcas rivais, como a Samsung, terem adotado esta tecnologia há mais tempo, a Apple não o fez, talvez pelo facto de a Samsung controlar a maior parte da fabricação de ecrãs OLED.

 

Face ID, a nova segurança no iPhone

De acordo com o programador Steve Troughton-Smith, o firmware de pré-lançamento inclui várias referências a uma nova sequência “BKFaceDetectStateInfo”, que aparentemente se refere a um novo sistema biométrico de deteção de facial. Fala-se que será sensível a 3D e funcional em vários ângulos diferentes. Se tal for implementado, é bem provável que o Touch ID seja posto de lado, mas lá está, tudo sem certezas.

 

O botão Home será algo completamente diferente

Rumores apontam que o botão Home (principal) será incorporado no ecrã, ao contrário do habitual botão físico. Steve analisou recentemente o código do Apple HomePod, e concluiu que o iPhone 8 irá permitir aos utilizadores redimensionar o botão Home, ou até escondê-lo.

Esta área inferior, caso seja como se diz, poderá ser dividida para outras funcionalidades, como por exemplo, controlo personalizado para cada aplicação em uso.

Um ecrã quase sem bordas

No que trata a área superior, estas poderão ser as três disposições possíveis, sendo bastante falado que a primeira (a contar da direita) possa ser a escolhida.

Este programador descobriu ainda referências a uma resolução de 2436 x 1125, que daria ao iPhone 8 um ecrã com cerca de 5,8 polegadas (5.15 de área usável) em 521ppi, tornando-se o display com a maior resolução até à data.

Chegará um novo processador, o A11

Em termos de processador, é altamente provável que seja utilizado o A11 Fusion, com um processo de fabricação FinFET de 10nm. A empresa Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) iniciou a sua produção a 12 de maio de 2017.

Resumidamente explicando, 10nm descreve o processo de fabricação utilizado para criar o chip. Quanto menor o número, mais densamente os transístores podem ser “embalados”, e assim, quantos mais um chip tiver, mais processos podem ser concluídos simultaneamente.

Foi encontrado na Internet um teste de benchmark realizado num iPhone com um processador A11 Quad-Core 2,74 GHz, que registou uma pontuação single-core de 4537 e multi-core 8975 no site Geekbench. No entanto, este registo já parece constar na base de dados, o que levanta alguma suspeita quanto à sua veracidade.

As novas câmaras vão ser ainda melhores

A câmara traseira, ao contrário do que estamos habituados, será disposta na vertical. Esta, deverá ser de dupla lente, a mesma do iPhone 7 Plus, no entanto, ambas as lentes terão estabilização de imagem óptica (OIS), o que não acontecia no iPhone 7 Plus, onde apenas a lente grande angular tinha OIS.

Como já foi dito, a câmara frontal irá incluir recursos avançados de deteção 3D, que utilizam a tecnologia do PrimeSense, permitindo encontrar a localização e a profundidade dos objetos à sua frente. Será composta por três módulos, um de câmara frontal padrão, um de transmissão e outro de receção de infravermelhos.

Um preço também mais elevado

Além de tudo isto, o iPhone 8 poderá ter carregamento por wireless, 3GB de memória RAM, 64GB de armazenamento base e 256GB de armazenamento máximo. As noticias apontam para um valor na casa dos 1000 dólares.

Tendo em conta que se trata do décimo aniversário do iPhone, existe também alguma duvida no que diz respeito ao nome, iPhone 8 ou iPhone X, a propósito deste marco. Tudo isto são especulações, até lá, vejamos o que vai acontecer.

Suposto vídeo da “produção” da parte traseira do iPhone 8:

Exit mobile version