É um ponto ja bastante certo que o Force Touch chegará com os novos iPhones já em Setembro. Esta novidade que a Apple tem já nos novos MacBook e no Apple Watch deverá ser um dos pontos chaves nos novos modelos.
A chegada do Force Touch ao iOS e aos iPhones vai trazer várias funcionalidades, mas provavelmente a mais útil será a criação de atalhos que vão facilitar a utilização destes dispositivos.
Os rumores sobre a utilização do Force Touch no iPhone começaram pouco depois deste ter surgido no Apple Watch. Esta nova tecnologia que a Apple introduziu vem trazer muitas e boas potencialidades para as interfaces e para a própria utilização do iPhone, como tem conseguido nos equipamentos onde está já implementado.
Uma fonte interna ao processo de desenvolvimento do novos iPhones revelou agora ao site 9to5Mac algumas das funcionalidades que o Force Touch trará quando for lançado em conjunto com o iPhone 6S.
São funções que se esperam façam uso desta nova tecnologia, e que prometem revolucionar a interface do próprio iOS, abrindo as portas a novos atalhos, que vão surgir de forma natural e que vão facilitar a vida aos utilizadores.
- A experiência de utilização do Force Touch pode ser usada nos mapas da Apple. O utilizador pode escolher um ponto de interesse no mapa e usar o Force Touch no seu destino para ver de imediato as indicações para lá chegar. Actualmente para ter acesso a esta funcionalidade o utilizador precisa de realizar vários passos. A utilização do Force Touch permitiria abreviá-los.
- Na aplicação Música o utilizador pode usar o Force Touch numa música para ver algumas das mais comuns opções. Por exemplo, se for aplicada uma pressão maior nessa música poderá surgir um menu que permite adicionar a uma playlist ou gravá-la para ouvir em modo offline. Este gesto no Force Touch funcionará como substituto de carregar nos botões de acção do lado direito de cada música na aplicação.
- Outra função em teste, de acordo com uma das fontes, são os atalhos que aparecem após a utilização do Force Touch no ecrã principal. Por exemplo, se o utilizador pressionar com mais força no ícone da aplicação Telefone poderia escolher o atalho para o separador do Voicemail. Isto também poderia ser usado na aplicação Notícias, que poderia encaminhar o utilizador para o separador Favoritos ou Para Si.
- Alguns dos gestos do Force Touch vão ser importados do mais recente MacBook. Por exemplo, um utilizador pode aplicar o Force Touch num links do Safari para ver uma pré-visualização da página web. O gesto poderá também funcionar numa morada ou contacto para ver o preview do mapa ou do cartão do contacto. De forma similar o Force Touch pode ser usado para ver a definição de uma palavra.
Espera-se que esta novidade surja já a 09 de Setembro, dia em que se especula que a Apple apresentará os novos iPhones, e muito provavelmente outras novidades.
Ainda não se sabe muito do que os novos iPhones vão trazer, mas a presença do Force Touch é já uma certeza. Esta tecnologia tem feito sucesso nos MackBook e no Apple Watch, onde com diferentes níveis de pressão os utilizadores têm acesso a diferentes funcionalidades ou diferentes opções.
A sua introdução no iPhone terá um efeito semelhante, com a criação destes novos atalhos e a simplificação da própria interface que é servida aos utilizadores. Provavelmente depois de se provar ser um sucesso no iOs e nas suas aplicações de core, o Force Touch será aberto aos programadores para que melhorem as suas aplicações.