Pplware

Cuidado: 99% dos carregadores falsos do iPhone são perigosos

A tentação de comprar produtos não oficiais é grande. A maior motivação é normalmente o preço mais elevado dos produtos genuínos. Mas será que os  carregadores não genuínos acabam por compensar mesmo tempo em conta o preço inferior?

Um novo estudo realizado a carregadores falsos do iPhone mostra que na sua quase totalidade estes são perigosos para os consumidores.

O organismo de defesa do consumidor britânico realizou um teste alargado aos carregadores falsos do iPhone e as conclusões a que chegou são muito preocupantes. A quase totalidade dos dispositivos testados revelam-se perigosos para os utilizadores e contornam algumas das mais elementares medidas de segurança.

Os testes realizados aos carregadores do iPhone

Ao todo foram analisados 400 carregadores dedicados ao iPhone, comprados na Internet, e destes apenas 3 cumpriram os requisitos de segurança mais básicos. A falha mais detectada está no isolamento dos componentes internos, o que pode levar a riscos de choques eléctricos e até de fogo.

In total, we tested 400 adapters and the results were literally shocking. The overall failure rate exceeded 99 percent. All but three failed our basic safety tests and were fire and shock hazards. Twelve were so poorly designed and constructed that they posed a risk of lethal electrocution to the user.

Para além destes testes, a UK Trading Standards analisou também 3000 carregadores em segunda mão, comprados na zona de Londres, e o cenário não foi melhor. 15% destes carregadores apresentavam também problemas de segurança, que poderiam levar a incêndios e a choques eléctricos.

As medidas inteligentes que podem ser tomadas

A medida mais básica e mais lógica é evitar adquirir carregadores não oficiais. Mesmo sendo mais baratos, os falsos podem levar a problemas graves que podem destruir os equipamentos ou levar a problemas bem maiores.

Depois existe também a correcta escolha dos cabos de carregamento. A opção pelos oficiais é também uma prioridade e a Apple tem informação detalhada como detectar um cabo original.

Depois do estudo da Apple que revelou que 90% dos produtos supostamente oficiais, vendidos na Amazon, são falsos, chega agora mais um estudo que alerta para os problemas que os equipamentos não oficiais podem trazer. O preço a que são vendidos são aliciantes, mas depois os problemas que trazem são bem mais graves e dispendiosos.

via: CTSI

Exit mobile version