O Apple Watch torna-se cada vez mais num instrumento de monitorização de saúde e, provavelmente, será o caminho que o tornará um gadget de uso diário e “obrigatório”.
Deixamos 5 aplicações que poderão dar, efetivamente, a utilidade que um smartwatch merece ter.
A Apple está a dar passos largos para tornar o seu smartwatch num instrumento médico. Com isso, a empresa consegue conquistar os utilizadores, sempre mais propensos a tudo o que diga respeito à saúde.
Estas 5 aplicações tiram já proveito da tecnologia existente no Apple Watch permitindo informações relativas aos sinais vitais e outros fatores de saúde dos seus utilizadores.
1 – HeartWatch
Este software já salvou vidas, como demos a conhecer aqui.
Esta app que faz leitura dos batimentos cardíacos e é capaz de interpretar os valores face ao esforço do utilizador, seja a caminhar, em esforço físico ou descanso. Perante estes estados e perante os batimentos cardíacos emite alertas ao utilizador e algumas sugestões de ações que este deve tomar para perceber se está tudo bem com o seu corpo.
Homepage: Tantsissa
Preço: 3,49 €
2 – Cardiogram
Cardiogram é uma aplicação que foi desenvolvida em colaboração com investigadores da Universidade da Califórnia, mais concretamente com o departamento de estudos de saúde do coração, unidade que ajuda na erradicação das doenças cardíacas.
A app pretende desenvolver um sistema que permita detetar fibrilação auricular – condição médica que pode levar a um acidente vascular cerebral – usando tecnologias inovadoras ao alcance do consumidor convencional.
Pela mesma razão, a equipa de programadores do Cardiogram foi refinando um algoritmo que tenta detetar ritmos cardíacos anormais usando o sensores de frequência cardíaca do Apple Watch.
Homepage: Cardiogram
Preço: Gratuito
3 – WaterMinder
Esta app é usada por milhões de pessoas em todo o mundo. WaterMinder permite de forma intuitiva que monitorize a ingestão de água de cada utilizador.
Com base no peso corporal do utilizador (ou no seu objetivo pessoal), o WaterMinder relembra quando deve beber água para atingir os objetivos diários. Ao conferir a entrada de água que o utilizador bebe de uma forma mais visual ou em percentagem, o utilizador pode saber de forma precisa e imediata o nível de hidratação.
Manter o controlo sobre os níveis de necessidade de ingestão de água e garantir que o corpo está bem hidratado não é uma tarefa fácil nos tempos que correm. Daí a utilidade do WaterMinder.
Mantenha-se saudável e beba mais água – hidrate-se!
Homepage: WaterMinder
Preço: 1,09€
4 – Slepp++
O sono diz muito da nossa saúde, a forma, o tempo e a qualidade do nosso sono pode indicar algum tipo de problema de saúde. Cada vez há mais aplicações que podem ser usadas no Apple Watch para monitorizar e medir o sono!
O Sleep ++ é um software que aproveita os recursos de monitorização de movimento do Apple Watch para medir de perto a duração e a qualidade do seu sono. Quanto melhor entender o quão bem está a dormir, mais mudanças poderá fazer nas suas rotinas para beneficiar o seu descanso.
Esta aplicação serve para ser usada no Apple Watch enquanto dorme (usando o relógio), quer para saber somente quando começa a dormir e quando acorda.
A app Sleep ++ então irá analisar o sono da sua noite e dar-lhe uma detalhada informação sobre a sua noite de sono. Se se mexeu muito, se teve um sono inquieto… além de outras informações.
Opcionalmente, a app integra-se com a aplicação Saúde, fornecendo uma maneira segura e privada de partilhar os seus dados de sono com outras aplicações de saúde ou fitness. Quando ativado, a análise do sono será gravada na app do iOS Saúde.
Homepage: Sleep++
Preço: Gratuito
5 – Strava
Milhões de atletas, ciclistas e pessoas ativas utilizam o Strava para registar as suas atividades, comparar o desempenho ao longo do tempo, ligar à sua comunidade e partilhar as fotos, as histórias e os destaques das suas aventuras com amigos. O Strava funciona com o seu iPhone ou Apple Watch, mas também com qualquer dispositivo GPS no mercado.
Utiliza a tecnologia de monitorização cardíaca do Apple Watch para informar o atleta de como foi o seu desempenho quando praticava desporto. É importante ter esta informação, principalmente porque poderá evitar exageros.
Além disso, esta app permite controlar a distância, o ritmo, a velocidade, a elevação ganha e as calorias queimadas, bem como um mapa interativo da sua atividade.
Este histórico poderá ajudar o utilizador em termos de monitorização do seu estado físico. Depois, crie um histórico com tantas outras aplicações de terceiros que vêm beber a estes dados recolhidos. Inclusive pode sincronizar com a app Saúde do iOS para ter informação de saúde integrada.
Homepage: Strava
Preço: Gratuito
Em resumo…
Estas são 5 de centenas, provavelmente até milhares, de apps que podem ter uma utilidade no que toca à monitorização de dados de saúde. Se têm um Apple Watch, além das apps nativas que o watchOS traz e que o iOS também disponibiliza, há muitas outras de terceiros. Conhecem alguma?