Pplware

iPhone 3GS Vs Nexus One – Teste de performance

Com a chegada do Nexus One a Portugal pelas mãos da Fnac, a um preço impressionante mas pela negativa, venho mostrar um teste que fizeram ao iPhone e ao Nexus One. É um teste simples, que consiste num cenário em 3D com personagens 3D animadas.

Com isto verificamos as frames por segundo (quanto mais, melhor) e assim é possível testar tanto o CPU como o GPU. O CPU é testado nas animações enquanto o GPU na renderização do cenário e das personagens.

Vejam então o vídeo, que mostra claramente o iPhone a vencer. Mas existem algumas situações que devem ser esclarecidas:

Conclusões

Apesar do iPhone ter tido um melhor desempenho que o Nexus One, existem algumas conclusões um pouco mais complexas a retirar:

Quer isto dizer que o GPU do Nexus One tem de desenhar no ecrã  2.5 vezes mais píxeis que o iPhone, o que como é óbvio faz com o que o Nexus One ganhe, pois assim teria 2.5 vezes mais performance que aquela apresentada no vídeo. Mas, para que serve um ecrã com uma resolução daquelas se depois acaba por perder performance? Assim sendo, o iPhone perde em resolução mas ganha em desempenho.

Quanto a mim isto é a principal grande causa da diferença iPhone/Nexus. O NFP é uma forma de optimizar o motor 3D disponível para o iPhone. Infelizmente com o actual NDK do Android não é possível utilizar esta optimização. Assim sendo, o iPhone ganha absolutamente, mas não sabemos quanto. Só quando o NDK for actualizado, visto que o Nexus One tinha muito mais a ganhar com estas optimizações, e até poderia, inclusivamente, obter um melhor resultado.

Agora começamos a notar o poderoso processador do Nexus One. Quando se adicionam mais figuras no ecrã, o iPhone desce de 60 Fps para 30 FPS enquanto o Nexus One desce de 35 para 20 FPS. Estamos a falar de 50% de diferença no iPhone para 33% no Nexus.

Apesar do iPhone ganhar, não sabemos a diferença de resultados e, afinal de contas, estamos a compará-lo com um super-phone que saiu há 2 meses. É impossível negar a vitória do iPhone, mas não digo que seja uma grande derrota para o Nexus, mas sim mais uma maneira de aprender como melhorar.


Homepage: Distinctive Developments

Exit mobile version