A maioria dos nossos leitores conhece o SwiftKey como o teclado mais avançado que podem ter no Android. Quem já trabalhou com o SwiftKey dificilmente voltou para outro teclado, graças às suas funcionalidades únicas.
Pois o SwiftKey está agora a chegar ao iOS, mas de uma forma ligeiramente diferente. Não nos disponibiliza um teclado como no Android, mas dá-nos uma aplicação de notas que faz uso de muitas das funções que ali podemos encontrar.
A forma que o SwiftKey encontrou para entrar no iOS foi através de uma aplicação de notas que permite que que tenhamos acesso a uma barra extra que nos dá as capacidades de previsão de palavras, que é a imagem de marca do SwiftKey e a sua maior e melhor característica.
Assim, e ao usarmos o SwiftKey Note, temos um complemento ao teclado do iOS, que nos disponibiliza uma barra onde o SwiftKey apresenta as palavras que ele entende serem possíveis de usar no texto que estamos a escrever.
Ao predeterminar as palavras que queremos usar, com base no que estamos a escrever, podemos ser mais rápidos a teclar e a passar para palavras as nossas notas.
Mas o SwiftKey Note tem algumas mais valias que o tornam uma ferramenta a ser usada diariamente. Todas as notas que criarmos no SwiftKey Note vão ser sincronizadas com a vossa conta do Evernote, garantindo assim que lhes podem aceder noutras plataformas e a qualquer hora.
O SwiftKey Note vale pelo que oferece em termos de teclado e de previsão de escrita. Como aplicação tem a vantagem de podermos sincronizar as nossas notas com o Evernote, mas isso a própria aplicação do serviço existe.
Infelizmente, e ao contrário do que podemos encontrar no SwiftKey para Android, a versão para iOS não tem disponível o nosso idioma.
O facto do SwiftKey aprender com o que vamos escrevendo, e note-se que a sua curva de aprendizagem é acelerada e bem pronunciada, pode jogar a nosso favor e servir para colmatar a falta do Português.
Esta foi a abordagem que o SwiftKey encontrou para contornar as rígidas regras que a Apple impõe no seu sistema operativo, em especial no que toca à utilização de teclado.
É uma solução interessante e que alia o teclado do iOS, que os seus utilizadores conhecem bem, com a funcionalidade única de previsão de escrita de palavras.
Seria preferível uma solução completa como podemos encontrar no Android, mas para já temos de nos contentar com o SwiftKey Note.