Foi ontem anunciada pela equipa do VLC uma das notícias mais esperadas nos últimos anos. Depois de ter estado mais de 2 anos afastado da loja de aplicações da Apple, e dos dispositivos que por ela instalam aplicações, o VLC vai hoje voltar ao iOS e a todos os iDevices.
A aplicação, na versão 2.0, está já disponível em alguns mercados e dentro em breve, no dia de hoje, chegará à versão Portuguesa da Apple Store.
Esta versão do VLC foi totalmente reescrita e apresenta algumas novidades e melhorias que vão fazer as delicias de todos os que a instalarem.
Se chegaram a usar a versão anterior do VLC vão notar principalmente uma melhoria na velocidade da aplicação, graças à utilização de módulos de áudio e vídeo mais modernos e ao multiprocessamento.
Todos os ficheiros actualmente suportados pela versão desktop do VLC vão também ser possíveis de reproduzir na versão para iOS e vão estar presentes várias forma de sincronizar ficheiros, quer através de redes sem fios, da integração nativa com o Dropbox, a descarga de ficheiros directamente da Internet ou da integração com o próprio iOS.
É uma aplicação completamente nova e com novas funcionalidades, não se limitando a ser apenas um relançar da versão anterior.
O VLC foi retirado da Apple Store em Janeiro de 2011 devido a um problema de entendimento entre a Apple e a VLC.
O VLC, em todas as suas versões, é disponibilizado como open-source, o que choca com as políticas da Apple sobre o tipo de licenças das aplicações que tem na sua loja.
Por essa razão um dos criadores do VLC mandou retirar a aplicação da Apple Store e assim esta deixou de estar disponível para os utilizadores.
A nova versão do VLC, para além de ser disponibilizada com uma licença GNU General Public License v2 é ainda distribuído com uma licença Mozilla Public License v2, que é compatível com a Apple Store.
Está assim por horas o retorno de um dos melhores leitores de ficheiros de vídeo ao iOS. Depois de resolvidas as disputas relacionadas com as licenças, a versão 2.0 do VLC mostra-se totalmente nova.
Capaz de ler ficheiros de vídeo com formatos mais exóticos e estranhos, o VLC poderá ser actualizado e sincronizado com diversas fontes, com o Dropbox a ser a mais apetecida.
A utilização do AirPlay e de auscultadores bluetooth vão ser possíveis nos dispositivos suportados (iPhone, iPad e iPod touch), bastando que estes tenham a versão 5.1 ou posterior do iOS.