O VLC conseguiu algo que mais nenhum dos players multimédia até hoje foi capaz. Está presente em praticamente todas as plataformas, sejam elas desktop, móvel ou até outros tipos.
Depois de um falso arranque no início do mês passado, chega agora à Apple TV, dando-lhe capacidades que não tinha e tudo graças a esta pequena aplicação.
O VLC para a Apple TV segue a mesma linha de desenvolvimento que esta aplicação tem nas diferentes plataformas da Apple. Com uma interface limpa e muito simples de usar, permite que tenhamos na nossa televisão acesso a conteúdos espalhados pelos nossos discos que estão na rede de casa.
Mas esta primeira versão não é ainda um produto acabado. Os seus criadores alertaram, no seu anúncio, que ainda faltam alguns desenvolvimentos, como a ligação a serviços Cloud com o Dropbox ou OneDrive, mas que estão já a ser testados internamente e em breve vão ser públicos.
Com o VLC para a Apple TV, esta ganha a capacidade de reproduzir conteúdos em formatos que até agora não estavam disponíveis e que podem agora ser vistos.
Ao instalar e lançar o VLC na Apple TV ele vai automaticamente descobrir todas as fontes que existam na rede, sejam elas via SMB, partilhas Windows, media servers UPnP, FTP ou PLEX.
Depois o utilizador apenas necessita de navegar para o ficheiro que quer ver e dar a ordem de reprodução.
Durante a leitura é possível adicionar legendas, aumentar ou diminuir a velocidade de leitura, ver a capa associada ao conteúdo e muitos mais.
Por ser uma aplicação universal, se a tiverem já instalada no vosso iPhone ou iPad ela irá aparecer automaticamente na vossa lista de aplicações. Se não for esse o caso, uma simples pesquisa por VLC irá mostrá-la.