O serviço IFTTT pretende ser a cola da Internet. Baseado num conjunto de acções ou eventos, reage de forma bem definida e com acções bem claras e precisas, automatizando um conjunto de tarefas que os utilizadores fazem de forma manual.
Se a sua plataforma web é excelente, tentaram com sucesso atacar as plataformas móveis, lançando em Julho do ano passado a versão para iPhone. Agora chegou ao iPad, trazendo consigo um outro conjunto de interacções possíveis, mesmo dentro do iOS.
A versão para iPad dá-nos acesso à interface do IFTTT num ecrã muito maior e com todas as vantagens inerentes a esse aumento da área de trabalho.
Mas os programadores deste excelente serviço resolveram alargar ainda mais as funcionalidades desta aplicação/serviço ao darem acesso às push notification nativas do iOS.
Na prática isto significa que podemos agora criar eventos e acções baseadas em estados dos próprios equipamentos, que corram iOS, e assim ter uma ainda maior integração entre estes dois sistemas.
Passamos a poder ter acções associadas à nossa localização, como o envio de email ou um alerta quando chegamos a casa ou ao supermercado.
Mas existem eventos mais simples como o carregar das novas fotografias que tiremos com o nosso dispositivo directamente para o Dropbox ou para o Gmail. As hipóteses são imensas e estão bem explicadas na interface.
Tal como nas versões anteriores (para iPhone), podemos editar directamente todas as regras que criámos e criar novas que entendamos necessitar.
Na interface geral podemos também aceder às colecções de receitas que os utilizadores do IFTTT estão a criar e a disponibilizar para a comunidade, sendo estas agrupadas por área e por utilidade. A apresentação destas receitas não é feita de forma automática e está a ser controlada por elementos da equipa do IFTTT.
A adição da versão para iPad à lista de aplicações do IFTTT e as novas funcionalidades nativas para iOS vêm aumentar ainda mais a sua utilização e torná-la numa ferramenta essencial a todos os que querem automatizar, de uma forma mais ou menos exigente, os seus processos de dia-a-dia. Conseguem ganhar tempo com estes processos e facilitá-los.
Ainda não existe uma versão para Android, mas o IFTTT anunciou que esta deve estar prestes a ser lançada.
Se são utilizadores do IFTTT então têm mesmo de experimentar a versão para iOS e em especial a criada para o iPad.