Por Daniel Pinto para o Pplware.com
As grandes empresas mundiais são alvo de grande atenção, no mundo moderno, ao pormenor. Tudo o que fazem é fortemente escrutinado. Um dos exemplos mais flagrantes é a Apple. Esta empresa é um manancial de informações para quem segue o mundo da tecnologia, pois desde os projectos, patentes até aos números de crescimento, tudo é tratado por empresas da especialidade.
Com o sucesso do lançamento dos novos iPhones e com o iOS 7 a bater todos os records na taxa de adopção como sistema operativo (aos 45 dias após lançamento o iOS 6 contava com 63,9% dos utilizadores, contra os 71,7% do iOS 7), agora é a vez do iPad Air nos surpreender com os seus números que vamos analisar.
A Fisku utilizou uma app que recolhe dados anónimos e foi utilizada por milhões de utilizadores. Após a recolha desses dados, a empresa especialista em marketing online chegou à conclusão que a adopção do novo modelo do iPad foi cinco vezes mais rápida do que a dos modelos anteriores.
À data do estudo, o iPad Air já contava com 0,73% do total do uso de todos os iPads activos, contra os 0,14% do modelo anterior e 0,21% registados pela primeira versão do iPad Mini no mesmo período.
Apesar do Air ter o melhor desempenho no que diz respeito à taxa de penetração, o iPad 2 ainda continua a ser o mais utilizado com 37,1% do mercado (iPad), mas desde o dia 31 de Outubro que tem vindo a cair já mais de 2%. Depois temos à data da recolha, o iPad 3 com 17,8% do mercado, iPad 4 com 22% e o iPad mini com 20,4%.
Este crescimento pode ter várias explicações, mas uma das mais apontadas, para além de ser um novo modelo, prende-se com o facto de que o modelo com cartão SIM se encontre à venda desde o primeiro dia de lançamento, ao contrário do que aconteceu com todos os modelos anteriores.
Existe também outra análise que reporta que cerca dos 75% dos compradores do iPad Air já eram proprietários da geração anterior, contra 58% que compraram um iPad mini, possuindo também uma outra versão do iPad.
Conforme foi dito no início, há um dado também ele curioso relativamente à adopção do iOS 7. Como podemos ver no gráfico em baixo, o iOS 7 bate todos os records na taxa de adopção como sistema operativo, pois aos 45 dias após lançamento o iOS 6 contava já com 63,9% dos utilizadores, contra os 71,7% do iOS 7, o que mostra que o iOS 7 dará mais um grande salto com a massificação das vendas dos novos iPads.
Estes estudo são sempre um pouco subjectivos e pode ainda ser cedo para falar em taxas efectivas de penetração de mercado, mas este lançamento deverá ter a melhor taxa de adopção na história do iPad.
E o nosso visitante, já comprou ou pensa comprar o iPad Air?