Nova versão do jailbreak para iOS sem a loja de apps chinesa Taig
Os últimos dias têm sido conturbados para a comunidade jailbreak do iOS. A chegada repentina e sem anúncio de uma solução para o iOS 7 veio deixar todos apreensivos pelos caminhos que estavam a ser tomados.
Para além da descoberta de uma nova loja de aplicações, os Evad3rs – equipa responsável pelo Jailbreak para iOS, tiveram de vir a público justificar um conjunto de escolhas e opções tomadas.
Mas para se redimirem e efectivarem novas decisões, os Evad3rs lançaram agora uma actualização da sua ferramenta de jailbreak, o Evasi0n7.
A mais recente novidade que a nova versão do Evasi0n7 traz é o abandonar decisivo da loja de aplicações Taig e o retomar da boa e velha conhecida Cydia.
A loja que até agora estava a ser usada, a Taig, foi reconhecida pelos Evad3rs como tendo software pirateado e com soluções que esta equipa não aprova.
Depois de um primeiro esclarecimento por parte dos Evad3rs, onde justificaram grande parte das suas escolher e onde apresentaram as razões para terem agido como agiram, surgiu agora uma segunda carta aberta onde são detalhados ainda mais os passos tomados e onde é anunciado o abandono desta loja de software, sendo retomado o bom e velho Cydia.
É ainda esclarecido que não receberam qualquer valor da empresa chinesa que controla a loja Taig e que em momento nenhum sabiam que a loja continha software pirateado.
A mudança da loja traz para o Evasi0n7 ainda não incorpora a mais recente versão do Cydia, lançada ontem, e que implementa nesta loja já a imagem do iOS 7 e mais algumas melhorias.
A versão 1.0.1 ainda não tem a capacidade de fazer jailbreak ao iPad 2, mas segundo alguns elementos da equipa Evad3rs este problema deve ser contornado dentro de dias.
Pode ser que com esta actualização e as mudanças efectuadas seja apaziguado o clima dentro da comunidade de desenvolvimento de soluções de jailbreak, trazendo o bom nome dos Evad3rs de volta à ribalta.