Não é novidade para ninguém que, no que toca a impressoras, muitos utilizadores optam por comprarem tinteiros de marca branca, que ficam muito mais baratos do que os das marcas. Contudo, agora o CEO da HP disse que “se um cliente não comprar os nossos tinteiros originais, é um mau investimento“.
Sem tinteiros originais, impressoras são um mau investimento?
Os tinteiros das impressoras são produtos essenciais para quem tem um destes equipamentos, pois sem eles… é impossível imprimir o que quer que seja. Mas também é verdade que os tinteiros são produtos caros, especialmente se foram mesmo da marca.
Entre as marcas mais populares de impressoras está a HP, que sempre foi uma grande defensora de que os utilizadores deveriam apostar nos tinteiros originais nas suas máquinas. Mas o CEO da empresa norte-americana, Enrique Lores, foi mais longe e recentemente disse que “cada vez que um cliente compra uma impressora, é um investimento para nós. Estamos a investir nesse cliente, e se esse cliente não imprimir o suficiente ou não usar nossos produtos, será um mau investimento“.
As declarações do executivo foram feitas durante uma entrevista, onde Lores sublinha os esforços da empresa para que os clientes não recorram a alternativas baratas de tinteiros de marca branca.
Recordamos que, em 2016, a HP adicionou um recurso às suas impressoras designado de Dynamic Security, com o objetivo de proteger a propriedade intelectual da empresa e a qualidade da experiência do cliente, evitando assim o uso de tinteiros ou toners que não tenham chips ou circuitos eletrónicos da HP novos ou reutilizados. O recurso foi retirado após os protestos dos clientes, mas voltou a ser adicionado em 2017.
Em 2022 informámos que a HP teria que pagar 1,35 milhões de euros por bloquear os tinteiros de outras marcas. Atualmente a empresa enfrenta uma ação judicial neste sentido e, na entrevista ao CNBC, o CEO da marca disse que “acho que para nós é importante proteger a nossa propriedade intelectual. Há muita propriedade intelectual que construímos nas tintas das impressoras e nas próprias impressoras. E o que estamos a fazer é quando identificamos tinteiros que violam a nossa propriedade intelectual, impedimos o funcionamento das impressoras“.