Hoje em dia há diversas formas de nos deslocarmos, principalmente nas cidades, e embora não haja nada mais saudável que andar a pé, muitas vezes não é praticável e os transportes públicos acabam por ser a solução… mas há alternativas.
Os veículos elétricos como bicicletas, trotinetes, skates, monociclos ou hoverboards, são cada vez mais populares e estão a ser adotados para deslocações diárias entre a casa e o trabalho, quando conveniente. Hoje falamos um pouco de hoverboards.
Um hoverboard é uma espécie de prancha com 2 rodas, auto-equilibrada, e tem a capacidade de se deslocar mediante a inclinação do corpo (ou dos pés), utilizando a lógica de um pêndulo invertido. O controlo é feito utilizando sensores e um sistema de giroscópio, para que a inclinação do corpo seja compensada pelo deslocamento da prancha, e assim manter-se equilibrado.
A base está dividida em duas secções, cuja inclinação de cada uma delas permite controlar a rotação da respetiva roda, conseguindo assim girar sobre si própria. A curva de aprendizagem é rápida.
Hoverboard N120 6,5″ – características
O hoverboard que hoje sugerimos é de entrada de gama, mas reúne um conjunto de especificações muito interessante, considerando que custa menos de 90€.
Tem um motor com potência de 250 W, com uma velocidade máxima de 15 km/h e uma autonomia para 8 a 12 km, dependendo do peso do utilizador e das condições do piso. A roda tem um diâmetro de 6,5″.
Suporta um peso máximo de 120 kg e é capaz de subir com uma inclinação de até 15°. A bateria é de 36 V, com uma capacidade de 2200 mAh, e demora entre 2 a 3 horas para completar uma carga. Pesa 8,35 kg, é fornecido com um saco de transporte e está disponível nas cores preto, vermelho e branco.
A par com este modelo, que está disponível por menos de 90€ (portes gratuitos com envio da Alemanha), estão disponíveis outros modelos com preços semalhantes e com capacidade de reprodução de música via Bluetooth e iluminação LED, como o M120 6.5″ em ABS, M120 6.5″ em metal e o M140 6.5″.