Pplware

Hoje na História dos Computadores: o início da Era UNIX

No dia de hoje, relembramos o início da contagem do tempo nos sistemas UNIX. Para além disso, neste dia, celebra-se o aniversário da Internet moderna.

Venha saber o que aconteceu “Hoje na História dos Computadores”, uma rubrica do Pplware onde lhe damos a conhecer notáveis eventos que ocorreram na história dos computadores e software.


1970 – O início da Era UNIX

Nem sempre os computadores tiveram sistemas operativos tão avançados como existe hoje. Atualmente, podemos contar com o Windows 10 da Microsoft, com o macOS da Apple e com inúmeros sistemas operativos que utilizam o Kernel Linux, a que também podemos chamar de distibuições.

No entanto, tudo teve origem no UNIX, um sistema operativo criado por Dennis Ritchie e Ken Thompson, dois dos mais famosos cientistas de computadores de sempre e vencedores de um Turing Award (o prémio mais importante na área da ciência de computadores).

O UNIX é tão importante que é considerado o pai dos sistemas operativos.

No dia 1 de janeiro celebra-se o começo da Era UNIX, que corresponde ao início da contagem do tempo. Isto porque os sistemas operativos UNIX começam a contar o tempo (em segundos) a partir de quinta-feira, 1 de janeiro de 1970 (00:00:00 GMT).

Assim, se tem um sistema UNIX pode verificar o número de segundos que passaram desde o início da contagem do tempo escrevendo o seguinte comando no seu terminal:

date +%s

No entanto, o ano 2038 será um problema se não for tratado a tempo. No dia 19 de janeiro de 2038 às 03:14:07 poderemos vir a enfrentar uma situação de overflow. Dado que o número de segundos é representado por um inteiro de 32 bits, neste dia o número máximo que podemos representar com 32 bits será ultrapassado. Este problema é conhecido por UNIX Millennium Bug.

Leia ainda:

1983 – O dia em que a Internet moderna nasceu

O dia 1 de janeiro de 1983 é muitas vezes referido com sendo o dia em que nasceu a Internet tal como a conhecemos. Há 35 anos, no dia de hoje, a ARPANET abandonou o protocolo NCP (Network Control Program) e passou a utilizar o famoso TCP/IP.

Atualmente, é neste protocolo de que a Internet corre. O protocolo TCP/IP ou Transmission Control Protocol/Internet Protocol é um conjunto de protocolos de comunicação usado para estabelecer a conexão entre dispositivos.

O protocolo de transmissão (TCP) é responsável por dividir a mensagem ou outros ficheiros em pacotes e depois transmiti-los através da Internet. Posteriormente, quando chegam ao destino voltam a ser juntos. Por outro lado, o protocolo de Internet (IP) é responsável pelo endereço de cada pacote, garantindo assim que são enviados para o destinatário correto.

Sem o TCP/IP a transmissão de dados através da Internet ou a comunicação à distância entre dois computadores é simplesmente impossível. Este foi, sem dúvida, um importante ponto de viragem na história da Internet. Ao longo dos anos 80 o ritmo de crescimento da Internet foi acelerando até chegarmos ao dia de hoje. E, atualmente, não conseguimos viver sem ela.


Leia a última História:
Exit mobile version