Na Internet sabemos que há milhares de conteúdos curiosos onde se fazem experiências e testes com diversas tecnologias. Um dos mais populares é colocar smartphones à prova em testes de resistência, mas há mais.
Recentemente foi divulgado um vídeo onde um youtuber coloca 16 GB numa placa gráfica GeForce RTX 2070 da Nvidia, com 8 GB.
Apesar de existirem várias experiências partilhadas por esta Internet fora, nem sempre é comum vermos vídeos populares com hardware mais específico, como é o caso das placas gráficas.
Mas há um que está a despertar a atenção não só dos interessados neste segmento, como também outros que, apesar de leigos, são curiosos do mundo da tecnologia.
Youtuber coloca 16 GB numa GeForce RTX 2070 que tinha 8 GB
O youtuber do canal VIK-on partilhou um vídeo onde faz alterações caricatas na sua placa gráfica GeForce RTX 2070 da Nvidia. O utilizador consegue aceder a diagramas PCB divulgados e, através deles, conseguiu trocar as memórias de 8 GB GDDR6 da Micron, por umas Samsung de 16 GB GDDR6.
Se a pergunta é “funcionou??”, a resposta é “Sim”, no entanto a gráfica apresentou depois um comportamento instável.
No vídeo, o youtuber mostra e ensina como fazer este processo que não parece assim tão complicado. O youtuber removeu as memórias de fábrica e depois substituiu-as por outras com capacidade superior.
Por norma, tal alteração deverá ser autorizada pela fabricante para funcionar. Mas, neste caso, a BIOS da gráfica RTX 2070 da Nvidia necessita de suporte adequado para esta capacidade superior.
Mas os testes também revelaram algumas falhas. Ou seja, mesmo que funcione, o processo não se mostrou estável nem seguro. Esta comportamento manteve-se noutros testes.
Veja o vídeo:
Foi possível executar o teste 3DMark TimeSpy onde a placa modificada conseguiu 6176 pontos no TimeSpy Graphics. Ou seja, tal indica que mais memória não fez grande diferença neste caso. Muito pelo contrário, pois a pontuação média de uma RTX 2070 original é de 9107 pontos.
No entanto, cabe-nos também alertar para que não se aventurem caso não saibam de facto o que estão a fazer nem conheçam bem as peças que irão manipular. Para além disso, alertamos também que este processo leva à perda de garantia do equipamento.
Em suma, qualquer problema que ocorra, será da total responsabilidade do utilizador. Uma das possíveis consequências é a gráfica ficar permanentemente danificada e deixar de funcionar mesmo que volte a colocar as memórias originais.