Pplware

Xbox quase não existiu! Bill Gates odiou-a no início até que alguém lhe perguntou: E a Sony?

As consolas de videojogos eram um território totalmente novo para a Microsoft e parecia claro para Bill Gates e Steve Ballmer que o projeto não fazia qualquer sentido. Iam perder dinheiro, ia ser caro, o seu negócio era diferente. Passaram horas em reunião, e depois alguém fez a pergunta que mudou tudo: E a Sony?


 

Ed Fries, um dos criadores da Xbox, recorda:

Quatro horas da tarde, Dia dos Namorados. Bill [Gates] entra na reunião com a nossa apresentação da Xbox em papel, atira-a para cima da mesa e diz: isto é um insulto a tudo o que tenho feito nesta empresa.

Isto aconteceu na reunião inicial para tentar convencer Bill Gates e Steve Ballmer de que valia a pena criar uma consola de videojogos.

Fries contou a história numa entrevista especial ao IGN Unfiltered há alguns anos, e esses excertos foram resgatados pelo executivo da Microsoft Steve Sinofsky no Twitter. Nesses trechos estava condensada a origem de uma Xbox que foi mas que poderia não ter sido.

 

Bill Gates não gostava da ideia da Xbox

Na reunião estavam presentes Ed Fries, J. Allard, Robbie Bach e, claro, Bill Gates e Steve Ballmer, que se opunham totalmente ao projeto. A reunião arrastou-se, passaram-se horas – “e era o Dia dos Namorados, a maioria de nós tinha planos”, recordou Fries.

Tinham estado a trabalhar no projeto durante um ano com a equipa que tinha criado o conceito – Kevin Bachus, Seamus Blackley, Ted Hase e Otto Berkes – e estavam convencidos de que desenvolver e produzir a Xbox era a estratégia certa. Estavam sempre a dizê-lo, mas Gates e Ballmer continuavam a não perceber o objetivo. Foi nessa altura que uma pessoa que tinha participado na reunião como “observador” interveio. Levantou a mão e perguntou “e a Sony?”.

Esse analista, cujo trabalho era escrever artigos e análises, colocou o seguinte pensamento:

A Sony está a invadir gradualmente a sala de estar. Processador de um lado, memória do outro, disco rígido do outro. Se juntarem tudo, isso pode ser uma ameaça para a Microsoft.

 

A pergunta de um bilião de dólares

A pergunta “e a Sony?” fez Bill Gates e Steve Ballmer parar. Então, Gates virou-se para a equipa e disse:

Pessoal, vou dar-vos tudo o que querem. Vou aprovar o plano, vou deixar-vos fazer o que quiserem, vou dar-vos todos os recursos de que precisarem, vão ficar separados do resto da empresa para que ninguém interfira.

De odiar o projeto, Gates e Ballmer acabaram por apoiá-lo totalmente. “Cinco minutos depois estávamos fora”, riu-se Fries.

 

Leia também…

Exit mobile version