Pplware

Xapear SSD – Um disco SSD com super protecção

Possibilidade de eliminar dados remotamente e protecção de dados por RFID

A maioria de nós guarda muita da sua informação em discos externos (informação pessoal e também informação da empresa). Essa é actualmente uma das formas mais simples e rápida de guardar dados mas, normalmente, essa informação está completamente “desprotegida” e, no caso de alguém nos roubar o disco não temos disponível qualquer mecanismo que nos permita pelo menos a destruição da informação.

A pensar nestes problemas de segurança, a empresa chinesa RunCore anunciou recentemente um disco SSD que permite ao utilizador eliminar dados remotamente e proteger dados sensíveis numa partição protegida por um cartão RFID.

Esta semana, a Ana Narciso iniciou uma rubrica que tem como objectivo apresentar informações sobre o mundo dos discos mas também gerar um “debate tecnológico” entre todos os leitores para troca de conhecimentos e experiencias (ver aqui). Como todos sabemos, a informação/dados é “algo” demasiado importante que deve ser preservada com a maior segurança. Há muita informação que podemos encontrar na Internet…mas a nossa informação pessoal normalmente só está nos nossos dispositivos.

A pensar na segurança da informação dos utilizadores, a RunCore anunciou o Xapear SSD, um disco capaz de destruir toda a informação nele contida através de uma simples acção remota por parte do utilizador. Na prática, e uma vez que o Xapear SSD integra um cartão SIM, o utilizador apenas terá de enviar um SMS para que o disco elimine toda a informação. Após a eliminação, o utilizador recebe uma mensagem de retorno, com a confirmação da acção.

Além disso, o disco SSD disponibiliza ainda uma partição normal e uma outra partição, com elevada segurança, que apenas é activada quando o utilizador passa o seu cartão RFID sobre o dispositivo.

Depois de passado o cartão RFID, se o utilizador o voltar a fazer, o Xapear SSD emite um bip e desactiva essa partição segura.

Veja uma pequena demonstração do Xapear SSD

 

Segundo informação da própria empresa, o Xapear estará disponível em 8 GB, 16 GB, 32 GB, 64 GB e 128 GB. Até ao momento ainda não há qualquer informação sobre o preço dos mesmo. De referir que o disco liga a qualquer porta USB o que limita de certa forma as performances de um disco SSD.


Homepage: RunCore Xapear SSD

Exit mobile version