Pplware

WRT54GL: Um router “velhinho” que rende milhões à Linksys

Num momento em que a Wi-Fi Alliance anunciou que está a começar a certificação dos primeiros dispositivos com suporte para a norma Wi-Fi 802.11ac wave 2, que garante velocidades de comunicação na ordem dos 6.8 Gbps, surge a notícia de que o “velhinho” WRT54GL da Linksys, que permite apenas comunicações a 54 Mbps, rende milhões à marca.

Os routers wireless são, nos dias de hoje, equipamentos que estão presentes na maioria das casas. Como sabemos, um router wireless permite distribuir o sinal da rede sem a necessidade de cabos, permitindo a mobilidade dos utilizadores numa área limitada.

Lançado em 2005, o router Linksys WRT54GL apenas tem suporte para a norma 802.11g que permite comunicações a 54 Mbps, Depois da norma 802.11g, apareceu a norma 802.11 n que opera nas frequências dos 2,4GHz e 5GHz, e que garante uma largura de banda na ordem dos 300 Mbps.

Depois da norma N veio também a norma 802.11ac que é 3x mais rápida, mas isto se estivermos a falar do 802.11ac Wave 1. Agora, com a “nova” norma 802.11ac Wave 2 a velocidade de comunicação pode atingir um máximo teórico de 6.8 Gbps.

Mas, apesar de tal evolução no mundo wireless, são muitos os utilizadores que continuam a comprar o popular e velhinho WRT54GL, que mantém as especificações e design de 2005.

Segundo Vince La Duca da Linksys, a produção desde router não vai parar tão cedo, até porque continua a ser bastante vendido… não indicando qual o volume de negócio gerado por este equipamento.

We’ll keep building it because people keep buying it… is still a “multi-million dollar SKU

Vince La Duca, Global Product Manager

Segundo as informações do site arstechnica, no total já foram vendidos mais de 31 milhões de routers do modelo WRT54GL e outros da linha WRT54G. De todos, o WRT54GL é o único que continua a ser fabricado.

Não esquecer que o WRT54GL permite a instalação do popular firmware DD-WRT que o dota de novas funcionalidades.

Exit mobile version