As redes sem fio, também designadas de redes Wifi ou wireless, são hoje um meio privilegiado para comunicação entre dispositivos. Esta forma de comunicação tem, nos últimos anos, ganho uma posição de destaque no mundo das comunicações devido à ausência de fios e também devido à simplicidade de implementação! A mobilidade, taxas de transmissão suportadas, segurança, são outros trunfos que a tecnologia associada às redes sem fios oferece.
Recentemente, no site do projecto Arduino, foi divulgada a board Wi-Fi Shield, que permite que o Arduino Uno e outros modelos da sua gama possam estabelecer comunicações wireless.
Apesar de existirem no mercado outras placas para o mesmo efeito, a equipa responsável pela board anunciou, no próprio site do projecto, que após um longo período de trabalhos o resultado é algo bastante diferente do que se pode se pode encontrar nas boards até agora desenvolvidas.
Em vez de serem usados os módulos pré-fabricados do costume, que poderiam incentivar ao hacking e modificações do mesmo, a equipa decidiu incluir um processador AVR32 da Atmel a correr uma versão open source da pilha protocolar TCP/IP wired e wireless (neste caso é usado o modulo HDG104 da H & D Wireless. A pilha protocolar pode assim ser modificada usando para isso a interface Mini-USB da board do Wi-Fi Shield.
Principais características:
- Suporte para comunicações wireless (HDG104 Wireless LAN 802.11b/g )
- Tipos de encriptação suportados: WEP e WPA2
- Cabeçalhos ICSP
- Mini-USB para atualização de firmware da board
- Microcontrolador
- Atmega 32UC3 32bit
- Firmware opensouce
- comunicação FTDI para debugging
O cartão SD e Wi-Fi são ligados ao Arduino através do barramento SPI, usando para isso os conectores de 4, 7, 10, 11, 12 e 13 pins. Segundo informações, esta board custa cerca de 69€.