Pplware

Problemas com Wi-Fi do Raspberry Pi 4? Não é o único e a culpa é da resolução do monitor

O Raspberry Pi 4 é a mais recente proposta do bem conhecido mini PC que mostrou como estes podem ser úteis. Com mais capacidades, promete ter ainda mais desempenho e dar aos utilizadores uma experiência ainda melhor.

Este computador de bolso tem mostrado alguns problemas, algo que não se esperava dada a sua maturidade. Um novo problema surgiu agora, associado ao Wi-Fi, com a causa a estar identificada. Deverá estar na definição usada no monitor.


Um novo problema com o Raspberry Pi 4

Quando foi apresentado este ano, o Raspberry Pi 4 prometeu muito. Era decerto a evolução natural do modelo anterior e trazia muito mais desempenho para este mini PC. Houve sobretudo uma melhoria no hardware presente e até a duplicação das portas HDMI presentes.

Uma nova onda de queixas tem estado a surgir e mostra que o Wi-Fi aparentemente se desligar de forma aleatória. As causas eram desconhecidas e estavam a afetar apenas o Raspberry Pi 4. Um programador abraçou o problema e terá descoberto a causa.

Wi-Fi deixa de funcionar numa resolução do monitor

Do que Enrico Zini descobriu é simples e pode bem ser a causa do problema. As soluções apresentadas nos fóruns onde os problemas eram reportados era sempre a mesma. Recomendavam a utilização de uma resolução baixa para o problema do Wi-Fi não surgir.

Depois de dedicar tempo numa avaliação, descobriu que qualquer resolução acima de 2048×1080 levavam ao surgir do problema. As queixas originais focavam-se numa bem superior, de 2560×1440. Havia ainda a dúvida se o problema estaria numa das portas micro HDMI presente, algo que, na verdade, acontece nas 2.

Este mini PC vai funcionar sem problemas em breve

Uma discussão disponível no Hacker News revela que o problema poderá não estar no Raspberry Pi 4. Deverá estar associado à utilização de cabos de qualidade inferior. Estes têm sobretudo um isolamento inferior.

Espera-se, entretanto, que surja nos próximos dias a solução definitiva para este problema. A solução recomendada até agora passa por uma resolução de monitor mais baixa. Há ainda quem similarmente recomende usar cabos de maior qualidade para ter também uma solução.

Exit mobile version