Pplware

Wi-Fi 6: A nova tecnologia Wi-Fi está a chegar e traz mudanças

A Wi-Fi Alliance anunciou uma nova nomenclatura para as diferentes gerações da tecnologia Wi-Fi. O grande objetivo por detrás desta mudança é chegar a uma nova forma, mais clara e compreensível de catalogar os diferentes tipos de Wi-Fi com base no progresso realizado em torno desta tecnologia.

O novo standard de Wi-Fi será conhecido por Wi-Fi 6 e as versões anteriores também irão receber novos nomes.


Os novos nomes…

Por vezes, quando estamos de volta dos nossos routers cruzamo-nos com os estranhos nomes dos protocolo que utilizam. Talvez já tenha visto routers que suportam 802.11 a/b/g/n/ac ou então possui algum que suporta 802.11 b/n/ac.

Na verdade, as letras indicam a norma ou padrão de Wi-Fi que cada router suporta. Mas qual é o melhor ou o mais recente?

Esta é uma dúvida muito frequente e, a não ser que já tenha pesquisado ou que trabalhe na área de redes, o mais provável é não saber.

Mas, a Wi-Fi Alliance vai abandonar este sistema de letras para adotar um sistema numérico. Assim, sempre que se vir perante um novo router, será mais fácil saber se suporta ou não a mais recente versão da tecnologia Wi-Fi.

A versões mais antigas também irão ter os seus nomes alterados.

Embora grande parte dos utilizadores considere todas as versões de Wi-Fi semelhantes, ao longo do tempo a tecnologia evoluiu e mudou, passando a oferecer mais funcionalidades. Deste modo, esta mudança irá permitir que, no geral, as pessoas não se sintam intimidadas no meio de tantos termos técnicos.

Os novos ícones…

A Wi-Fi Alliance passou também a disponibilizar novos ícones especiais que permitam identificar qual é a versão Wi-Fi a ser utilizada. Para além disso, um outro logotipo oficial será fornecido aos fabricantes para que possam demonstrar a certificação dos dispositivos.

Assim, a Wi-Fi Alliance pretende que os novos nomes e ícones passem a ser adotados em massa de modo a impor, rapidamente, uma certa consistência sobre as várias gerações da tecnologia Wi-Fi.

O novo Wi-Fi 6…

A nova versão da tecnologia Wi-Fi, a partir da qual a nova nomenclatura começa a ser utilizada, apresenta características bastante interessantes. Nomeadamente, consegue ser mais eficiente em ambientes que têm mais pessoas a utilizar a rede, como por exemplo locais públicos, promete uma melhor gestão do sinal e maior velocidade de tráfego.

O novo standard Wi-Fi 6 começará a ser adotado a partir de 2019.

Exit mobile version