Pplware

Está a chegar o USB4 e vai trazer velocidades iguais ao do Thunderbolt 3

A velocidade a que a tecnologia evolui é, por vezes, alucinante. Ainda esta semana foi apresentado o USB 3.2, na sua forma final, e já surgem novidades neste campo.

O novo standard, o USB4 foi agora apresentado e promete voltar a revolucionar. Mais uma vez a velocidade de transferência vai ser dobrada, atingindo os padrões do do Thunderbolt 3.


Dando continuidade ao esperado desenvolvimento do USB, surgem agora novidades importantes neste campo. O USB Promoter Group anunciou agora o próxima evolução, o USB4.

Este será uma cópia atualizada do Thunderbolt 3, que a Intel tornou aberto em maio de 2017. Esta nova versão promete velocidades ainda mais elevadas que o recentemente anunciado USB 3.2.

Na sua forma final, o USB4 garantirá transmissões de dados até 40 Gb/s e suporte para os conectores USB-C. Como terá a base do Thunderbolt 3, espera-se que consiga oferecer até 100W de potência, a capacidade de usar placas gráficas externas e suportará dois monitores 4K ou um 5K.

Ao anunciar o USB4, o USB Promoter Group coloca agora a sua especificação aberta. As empresas podem avaliá-lo e que propor as alterações necessárias. Isso leva a que apenas no final deste ano surja a versão final, que depois avançará para a criação de dispositivos.

Espera-se que o USB4 venha também simplificar a confusão de nomenclaturas que o USB 3.2 trouxe. Na prática, o que é USB 3.0 ou USB 3.1 passou a designar-se USB 3.2 Gen 1, Gen 2 ou Gen 2×2, com velocidades de 5, 10 ou 20 Gb/s. Os nomes dependem da quantidade de conetores utilizados para a transferência de dados.

A criação do USB4, com base no Thunderbolt 3, vem abrir caminho a uma possível unificação destes dois tipos de ligações. A sua similaridade poderá tornar um deles obsoleto, podendo prevalecer apenas o novo.

Exit mobile version