Pplware

USB Killer: A segurança levada ao extremo está em Crowdfunding

As campanhas de Crowdfunding por vezes são estranhas e centram-se em produtos que muitas vezes nem deviam existir. Em boa verdade o próprio sistema acaba por fazer a sua selecção natural.

Está a decorrer uma campanha no Indiegogo para patrocinar uma pen USB que promete eliminar todos os problemas de segurança de um computador. Como? Destruindo essas mesmas portas USB.

O conceito do USB Killer não é novo. Já antes esta forma de segurança tinha sido falada, existindo inclusive implementações reais e funcionais.

A grande diferença que USB Killer é que até agora apenas existiam provas deste conceito, plenamente funcionais, passando agora a ser um produto que tenta vingar no mercado, mantendo a sua capacidade destruidora.

O seu principio de funcionamento é simples, mas a sua utilidade bastante dúbia. O USB Killer consegue garantir a segurança de qualquer máquina através da destruição das portas USB onde é ligado.

Na prática este dispositivo faz uso de um conversor DC/DC (corrente contínua) e uma séria de condensadores que armazenam energia. Quando a USB Killer é introduzida numa porta USB, dá-se inicio à passagem de corrente eléctrica para dentro do dispositivo, acabando por queimar o mesmo em segundos.

Os seus criadores apontam o USB Killer como podendo ser usado em várias situações. A mais básica é para limitar de imediato o acesso físico à informação, através da inutilização das portas USB.

Mas existem outros cenários em que será possível a utilização do USB Killer. Casos em que o roubo de dados se dê diretamente da pen, conseguindo esta depois estragar o PC do ladrão.

A utilização do USB Killer não é isenta de risco. Pode acontecer que a pen USB tenha um efeito superior ao esperado e estragar vários outros componentes no computador.

Please be aware: USB Killer may cause damage to the motherboard, depending on your computer. By making a pre-order you acknowledge that you are aware of this fact.

O risco fica nas mãos do utilizador, que terá de a usar com cautela, mas sempre sujeito a surgirem problemas graves.

É pouco provável que o USB Killer chegue a entrar em produção. A apenas 15 dias de terminar a campanha de Crowdfunding apenas conseguiram reunir 10% do valor pretendido.

O conceito é estranho e bastante perigoso para ser colocado nas mãos dos utilizadores, mas a verdade é que o simples facto de ter entrado em campanha de recolha de fundos mostra que os seus criadores acreditam que um dia poderá chegar ao mercado.

Se entenderam este conceito e vêm nele alguma utilidade então apoiem-no no Indiegogo, ajudando os seus criadores a conseguirem os 10 mil dólares que necessitam. Neste momento têm pouco mais de 1000 dólares, mas toda a ajuda é bem-vinda, para tornar o USB Killer uma realidade.

USB Killer

Exit mobile version