Pplware

O novo protocolo USB-C pode salvar o seu equipamento de um carregador malicioso

Uma das falhas mais comuns nas ligações USB é a falta de controlo que existe nos dispositivos que ligamos. Se na maioria dos casos usamos equipamentos conhecidos, noutros não é este o caso e estamos expostos.

Uma mudança importante está a chegar ao USB-C, com um novo protocolo de segurança que vai trazer novas proteções e segurança, que pode salvar o seu equipamento de um carregador malicioso ou de malware.


A mudança para o USB-C está a ser feita, de forma acelerada, com todas as melhorias que esta nova ligação está a trazer, não apenas na simplicidade de utilização. Claro que representa um novo paradigma, com a necessidade urgente que os utilizadores têm de atualizar os seus cabos e outros equipamentos.

Foi com o intuito de aumentar a segurança e a proteção de dispositivos que o USB Implementers Forum (USB-IF), a organização que suporta e promove as mudanças nos standards USB, introduziu um novo programa de autenticação para as ligações USB-C.

Este programa convida todos os fabricantes a implementar, de forma facultativa e voluntária, um novo protocolo de criptografia que vai permitir autenticar ligações USB-C.

Este protocolo pode ajudar um dispositivo a autenticar e a verificar outro equipamento que se ligue a ele, no momento da conexão. Pode ainda reconhecer certificados e capacidades associadas ao dispositivo que foi ligado.

O protocolo baseia-se em segurança de 128-bit para autenticação e cobre carregadores, cabos, dispositivos e fontes de energia. A empresa escolhida para ser a autoridade de certificação deste protocolo foi a reconhecida entidade Digicert.

Sendo facultativo, não existe qualquer garantia que os fabricantes adotem este novo protocolo no futuro imediato, mas em breve (ainda sem uma data definida), e para sua proteção, o ideal é garantir que os equipamentos a que ligam os vossos equipamentos estejam certificados e reconhecidos já neste programa e com este novo protocolo.

Exit mobile version