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Upgrade para Kinect em vista??

Que o Kinect representa um conceito inovador de interacção com os jogos, e que o seu lançamento foi, de certa forma um sucesso (na passada semana, ver aqui) já há poucas dúvidas. No entanto a Microsoft poderá estar já a preparar a sua próxima geração, e para tal a seguinte noticia terá o seu peso relativo.

Recentemente vieram a lume, noticias que ligavam a Microsoft e a Canesta Inc., um dos mais representativos contribuidores para a tecnologia por detrás de EyeToy. Segundo as mesmas noticias, a Microsoft adquiriu a própria Canesta. Pouca informação ainda se encontra disponível, como por exemplo os valores envolvidos, mas parece que será apenas no final deste ano que a Microsoft irá efectivamente passar a possuir a marca.

Esta noticia, só por si torna-se uma semi-novidade. No entanto, basta pensar um pouco no assunto para pressupor que algo mais está em mente para os lados da gigante norte-americana.

O principal produto da Canesta Inc. é precisamente um sistema sensorial 3D mono-chip, que permite a diversos dispositivos de hardware interpretar e reagir em runtime a quaisquer tipos de movimentos que se desenrolem próximo do dispositivo.

Aparentemente esta tecnologia é capaz de percepção e reconhecimento de movimento em 3D, sendo assim um forte indicativo de que esta tecnologia poderá vir a ser usada para melhorar e consolidar ainda mais a experiência Kinect.

Uma versão experimental desta tecnologia pode ser vista nos jogos EyeToy para Playstation 2.

Entretanto a Canesta providenciou também chips para a Honda, para efeitos de auto detecção de perigos de colisão e de proximidade) e para a Hitachi, para TV controladas por gestos.

“This is very exciting news for the industry,”

afirmou o CEO da Canesta Inc., Jim Spare.

“There is little question that within the next decade we will see natural user interfaces become common for input across all devices.” “With Microsoft’s breadth of scope from enterprise to consumer products, market presence, and commitment to NUI, we are confident that our technology will see wide adoption across many applications that embody the full potential of the technology.”

foi ainda afirmado por Spare.

Como todos sabemos, a inovação acaba por ser muito importante nos tempos que correm, bem como a tentativa de melhorar o que já existe criado. Se bem que o Kinect seja um produto de certa forma, inovador, há que mantê-lo em forma e, limar as arestas que ficaram mais salientes. Um dos pormenores menos bons que realmente já tinham sido atribuídos ao Kinect, foi precisamente a sua limitação no que toca em 3D, e pequenas confusões quando uma pessoa coloca inadvertidamente um braço por detrás do corpo, ou um dos jogadores se coloca à frente do outro, por exemplo. Pensando um pouco neste negócio fica a questão, será que esta aquisição da Canesta Inc. é uma tentativa de resolver tais problemas e levar a experiência a outros níveis ainda mais elevados???

Resta-nos aguardar pelo inicio do ano que vem, para sabermos mais novidades ….


Homepage: Canesta Inc.

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